UX Designer: O que faz e como se tornar este profissional – Revista Quero

A profissão UX Designer, assim como o tema em si, vem sendo amplamente abordado e debatido no mercado de trabalho, mas se eu te perguntar “o que faz um UX Designer?”, você saberá me responder?

Se você não soube responder a minha pergunta, não se preocupe! Neste artigo eu vou te explicar tudo o que você precisa saber sobre a profissão e sua área de atuação, além de te mostrar o caminho das pedras para que você se torne um UX Designer. Vamos lá!

O UX Design vem do inglês “User Experience Design” e que se traduz como o Design da Experiência do Usuário. Sendo assim, podemos dizer que o UX Designer busca, desenvolve e executa ações sempre com foco no usuário e na otimização da experiência e satisfação do mesmo dentro das plataformas e do relacionamento com uma empresa.
Para isso, ele deve estudar o mercado onde a empresa está inserida, as dores e desejos dos seus clientes e, a partir disto e de constantes feedbacks, buscar otimizar a experiência do cliente.
Tais ações vão desde facilitar a navegação do usuário dentro de um site, minimizando o número de cliques que ele precisa dar para realizar uma função, até o atendimento do cliente por algum tipo de central de ajuda.
As duas áreas são parecidas e até mesmo complementares, mas atuam de formas diferentes. Diferente de UX Designer que significa “design da experiência do usuário”, o UI Design (User Interface Design) pode ser traduzido como o design da interface do usuário. 
Neste sentido, a interface, diferente do que alguns podem pensar, corresponde a tudo aquilo que faz a interação entre usuário e o produto, como telas de site, aplicativos de celular, botões do microondas ou painel de carro. Assim, esse profissional vai trabalhar na criação de interfaces mais fáceis e acessíveis para o usuário.
O UI Design também é uma parte muito importante da experiência do usuário, porque ele vai influenciar diretamente na forma pela qual este interage com o produto ou com a página em questão. Se a interação for fácil, intuitiva, harmônica e inovadora, são grandes as chances do usuário ter tido uma ótima experiência. 
Assim, enquanto a área de UX Design trata do sentimento e experiências que uma pessoa teve ao utilizar determinado produto ou serviço, digital ou não, oferecido pela empresa, o UI Design pode ser tido como a estratégia que guia o usuário pela interface gráfica e visual desse produto.
Agora que você já entendeu o que o UX Designer faz, vamos listar quais são os benefícios trazidos por este profissional para uma empresa.
Melhoria contínua na experiência dos usuários de uma empresa (possíveis clientes);
Maior eficiência e funcionalidade dos seus produtos;
Aumento significativo do lucro, dada a eliminação de gastos com coisas que não agregam valor ao produto final que é entregue para o usuário;
Aumento na qualidade e na satisfação dos clientes, que gera, por consequência a fidelização dos mesmos;
Fortalecimento da sua marca por meio de indicação de usuários satisfeitos;
Padronização de processos na maneira ótima, tanto para o usuário quanto para os processos internos da empresa;
Não é necessário a formação em um curso superior específico para atuar como UX Designer. Entretanto, é importante destacar que aqueles profissionais graduados ou pós-graduados em áreas parecidas, como Design, Design Gráfico, Tecnologia da Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas podem apresentar vantagens aos demais, por já terem conhecimentos específicos em áreas de atuação relacionadas. 
Como não há uma formação necessária para ser UX Designer, alguns profissionais se especializam por conta própria, realizando cursos livres na área e começam a construir seu portfólio de forma independente para ingressar na carreira, realizando projetos e tendo oportunidades de trabalho mesmo sem a formação.
Cada vez mais, empresas que agradam e atendem bem os seus clientes se destacam no mercado por estes feitos. Assim, buscando estar entre os principais players do mercado, os olhos de muitas empresas estão voltados para este setor.
O número de UX Designers no mercado também cresceu muito nos últimos anos, e a tendência é de um crescimento ainda maior nos próximos anos. Principalmente devido à pandemia de covid-19, muitas empresas viram a necessidade de investimento em plataformas online eficientes e de qualidade, que atraiam e conquistem seus clientes, sejam elas a página de um site ou um aplicativo para smartphone.
Dentro do mercado de trabalho de UX Design, é possível trabalhar em agências de marketing digital ou prestar serviços diretos para empresas que desejam desenvolver essas áreas internas. Também é possível trabalhar como freelancer, pegando trabalhos e projetos específicos na área.

Um aspecto muitas vezes decisivo na hora de escolher uma carreira é a remuneração. Isso é determinante para atração das pessoas.
Se você está buscando pelo salário de um UX designer, saiba que isso vai depender da região do trabalho, da sua experiência, do porte da empresa contratante, entre outros fatores. Mas, para se ter uma noção, a Quero Bolsa aponta que um UX Designer ganha, em média, R$ 3.118,89.
Se você gostou do que faz o UX Designer e quer saber quais habilidades você deve buscar desenvolver para se tornar este profissional, prepare-se para as dicas que eu vou te passar a partir de agora.
Primeiramente, tire da sua cabeça que existe um perfil específico de profissional para ser UX Designer. A busca das empresas para preencher estas vagas é, geralmente, por profissionais com perfis muito diversificados.
Em geral, o UX Designer deve ser um indivíduo portador de muita empatia, para que consiga se colocar no lugar de um possível cliente ou usuário, entendendo suas dores, seus problemas e disposto a buscar pelas melhores formas de solucioná-los.

Por isso, é bom que este profissional tenha muito conhecimento sobre temas que envolvem tecnologia e inovação, que goste de pesquisar e se especializar.
Habilidades sociais também são muito importantes. Percebe-se que aqueles que mais se destacam nestes cargos são pessoas com boa comunicação e boa persuasão.
Tudo isso se faz necessário no contexto atual, em um cenário competitivo, com foco total no usuário, com uso de tantas tecnologias e com a internet tendo um papel tão intenso no cotidiano das pessoas.
Ao se deparar com esses temas pela internet e mesmo aqui neste artigo, você deve ter reparado que os termos Customer (cliente) e User (usuário) se misturam muito. E realmente, estes muitas vezes tendem a representar a mesma pessoa.
Sendo assim, deve-se pensar: em que situação os dois se fazem realmente diferentes e torna-se necessário distingui-los?
Se você citou o momento da compra, você está correto! A pessoa que visita, o site aplicativo ou plataforma, é considerada apenas um usuário. Este por sua vez, é uma oportunidade clara de conversão, porém, ele só passa a ser considerado cliente quando realiza a primeira compra na sua empresa.
Dessa forma, a área do Customer Experience, por mais que esteja relacionada com o UX Design, cuida especialmente da experiência daquelas pessoas que já são clientes de determinada empresa ou instituição, identificado as falhas e potenciais de melhora do produto oferecido, para que novas estratégias possam ser realizadas.
Colaboração: Voitto
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