DriveWeb

UOL Educação: Pesquisa escolar, vestibular e dicas para alunos, pais e professores – UOL Educação

A WorldSkills é a maior competição de educação profissional do mundo.
Realizada a cada dois anos, este ano pela primeira na América Latina, a competição foca na resolução de problemas a partir de soluções técnicas do dia a dia de 50 profissões diferentes.
Nas provas, os participantes precisam alcançar índices de excelência ao executar tarefas semelhantes às que realizariam em situações reais na indústria ou no setor de serviços.
Tudo isso para obter o melhor resultado no melhor tempo. Todos os participantes são avaliados pelas habilidades técnicas e pessoais. Os mais bem colocados em cada uma das ocupações recebem medalhas de ouro, prata e bronze.
Na última edição, o Brasil teve um bom resultado atingindo o 5º lugar na competição, colado no Japão. Neste ano, a delegação brasileira coloca na disputa 56 integrantes, o dobro da última edição na qual participaram 28 competidores.
Conheça que são alguns deles:
Ocupação: Estética e Bem-Estar
Curso de Educação Profissional: Técnico em Estética na Unidade Centro do Senac, em Fortaleza.
Histórico: Ouro na Olimpíada do Conhecimento, em Belo Horizonte, em 2014.
Sobre Sara: Nascida no Pará e criada no Ceará, Sara é de família ligada à área da beleza. A tia é dona de uma loja de cosméticos e a mudança dos pais para Fortaleza foi justamente para abrir outra loja. Sara trabalhava em uma clínica de estética quando foi convidada pelo Senac a treinar para a Olimpíada do Conhecimento em Belo Horizonte.
Ocupação: Manufatura Integrada
Curso de Educação Profissional: Eletricidade Industrial no SENAI de Marília (SP) e técnico em Eletroeletrônica no SENAI Pompéia (SP).
Histórico: Medalha de prata na etapa estadual de Olimpíada do Conhecimento de 2013 e medalha de ouro na etapa nacional.
Sobre Alex: Aos 11 anos, Alex passou a ajudar na oficina automotiva do pai, que funcionava nos fundos de sua casa. Sempre interessado na parte elétrica, aprendeu um pouco do assunto por conta própria. Curioso, procurou o SENAI e lá começou o curso de Aprendizagem em Eletricidade Industrial, seguido pelo de Eletroeletrônica e, depois, o curso superior de Engenharia Elétrica.
Ocupação: Escultura em Pedra
Curso de Educação Profissional: Aprendizagem Industrial em Mecânica de Usinagem no SENAI Doutor Celso Charuri, em Pará de Minas (MG).
Histórico: Primeiro lugar na etapa estadual, em 2013, na ocupação Mecânica de Precisão.
Sobre Djalma: Foi pela persistência que Djalma garantiu uma vaga para representar o Brasil na WorldSkills. Para entrar no SENAI, foram duas tentativas para passar na segunda e entrar no curso de Mecânica de Precisão. Ele participou da etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento e levou o ouro.
Ocupação: Florista
Curso de Educação Profissional: Curso de Florista na Faculdade de Tecnologia do Senac, em Blumenau (SC).
Histórico: Levou o ouro na Olimpíada do Conhecimento de 2014.
Sobre Milena: Desde criança Milena está acostumada a cuidar de rosas, petúnias, jasmins e outras flores. A mãe dela tinha uma floricultura no interior de Santa Catarina, onde sua família morava.
Ocupação: Sistemas Drywall e Estucagem
Curso de Educação Profissional: Aprendizagem Industrial de Oficial de Edificações e curso técnico em Edificação.
Histórico: Prata na etapa estadual. Na Olimpíada do Conhecimento participou do projeto Top One em Alvenaria.
Sobre Jonatas: O catarinense Jonatas é daqueles que gosta de viajar, e muito. O negócio dele é botar o pé na estrada. Sonha abrir uma construtora e uma faculdade de Engenharia Civil.
Ocupação: Cuidados de Saúde e Apoio Social
Curso de Educação Profissional: Fez o curso técnico em Enfermagem no Senac de Belo Horizonte.
Histórico: Participou do projeto Top One.
Sobre Júlia: Por incentivo da mãe, que trabalha em uma farmácia, em Belo Horizonte, ela participou de um processo seletivo para fazer gratuitamente o curso. Tomou amor pela profissão e está decidida a estudar medicina.
Ocupação: Web Design
Curso de educação profissional: Curso técnico de Redes de Computadores no SENAI de São Paulo.
Histórico: Prata na etapa estadual, na ocupação de Design Gráfico, em 2011. Dois anos depois, dessa vez em Web Design, ficou com o ouro na etapa estadual. Participou do projeto Top One.
Sobre Giovanni: No início, ele competia na modalidade Design Gráfico e levou a prata no estadual. Depois, em uma segunda chance na competição, dois anos depois, foi para Web Design e conquistou o ouro. Entre seus planos, estão o de estudar e trabalhar no exterior – quem sabe na empresa Google.
Ocupação: Manufatura Integrada
Curso de educação profissional: Cursos de aprendizagem industrial em Mecânica de Usinagem.
Histórico: Medalha de prata na etapa estadual de São Paulo da Olimpíada do Conhecimento, em 2013, e medalha de ouro na etapa nacional, em 2014.
Sobre Fabiana: Aos 14 anos, Fabiana já queria ser independente. Entrou para o programa Jovem Aprendiz da indústria de implementos agrícolas em uma empresa de Pompéia, município a 400 quilômetros da capital paulista. Ela se diz muito organizada, detalhista e que o segredo é manter a tranquilidade e não tomar decisões na hora do estresse. Segundo ela, a experiência na Olimpíada do Conhecimento a tornou mais confiante.
Ocupação: Gestão de Sistemas de Redes TI
Curso de educação profissional: Aprendizagem Industrial de Manutenção de Microcomputadores e Redes Locais (2009) e Técnico em Redes de Computadores (2010), ambos em Jaraguá do Sul.
Histórico: Participou de duas etapas estaduais. Em 2011, ficou em 4º lugar. Em 2013, ficou em 1º lugar. No nacional, em 2014, levou o ouro.
Sobre Rafael: Na infância e início da adolescência, Rafael conciliava dois gostos: o de desmontar e montar equipamentos eletrônicos e o de tocar acordeon e teclado. O pai, mecânico, também era músico, assim como o avô e o padrinho. Depois dos cursos no SENAI e o curso superior em Redes de Computadores, deixou a área de manutenção de lado para focar nas redes. Para o futuro, planeja abrir uma empresa de consultoria na área.
Ocupação: Construção de Estruturas para Concreto
Curso de educação profissional: Curso técnico em Edificações no SENAI de Cuiabá (MT).
Histórico: Medalha de bronze na etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento de 2014 na ocupação Jardinagem e Paisagismo.
Sobre Vanessa: Na infância, Vanessa não gostava de brincar com bonecas, preferia consertar coisas em casa. Foi por isso que decidiu, aos 15 anos, se inscrever no curso técnico de Edificações no SENAI. Hoje estudante de Engenharia Elétrica, ela pretende trocar por Engenharia Civil. Para o futuro, a jovem planeja trabalhar em canteiros de obras.
Não perca a oportunidade de conhecer de perto a WorldSkills, a maior competição do mundo de educação profissional.

Vem pra cá!

De: 12 a 15 de agosto
Ingresso: Gratuito
Horários: Quarta, 12/08: das 10 às 17h Quinta, 13/08: das 9 às 17h, Sexta, 14/08: das 9 às 17h e Sábado, 15/08: das 9 às 16h.
Local: Anhembi Parque – Avenida Olavo Fontoura, 1209 – São Paulo/SP 
Como chegar: Das 9h às 17h, haverá transporte gratuito levando até o Anhembi Parque.

Os ônibus estarão disponíveis, partindo de hora em hora, da Rua Voluntários da Pátria, 596 – em frente ao Arquivo Público do Estado de São Paulo, na estação Tietê do metrô.
O ponto de descida é na Av. Olavo Fontoura, dando acesso ao portão principal do Pavilhão de Exposições.
Notícias
Ser o melhor do mundo
Os desafios da WorldSkills São Paulo 2015
Educação profissional: o caminho para o progresso?
Os profissionais que fazem parte da delegação brasileira da WorldSkills
WorldSkills estreia em São Paulo com 8 mil participantes
Na WorldSkills, evolução profissional é a ordem
Brasil foi o grande campeão da WorldSkills 2015
Este material é um conteúdo publicitário de SENAI, e não faz parte do conteúdo jornalístico do UOL.
© UOL 1996-2024

source