União dos Sindicatos de Lisboa – USL/CGTP-IN: Início – União dos Sindicatos de Lisboa – CGTP-IN

A Direção da USL-CGTP-IN decidiu realizar, no âmbito da Semana de Esclarecimento, de 20 a 27 de junho, com o lema: “Aumentar salários | Garantir direitos | Combater a exploração e as desigualdades”, uma ação de luta convergente no dia 27 de junho, pelas 15h00, com concentração no Campo Pequeno e no Ministério do Trabalho.
Num quadro de agravamento da situação dos trabalhadores e dos reformados, exige-se uma política que responda e garanta o aumento geral e significativo dos salários, a subida das pensões, o trabalho com direitos e o fim da precariedade, a redução do horário de trabalho e a sua regulação, o direito à contratação coletiva, e mais e melhores serviços públicos.
Ler mais: SEMANA DE LUTA EM LISBOA É MARCADA POR PLENÁRIOS, GREVES E CONCENTRAÇÕES
Os trabalhadores do Grupo Heineken pararam a produção e concentraram-se à frente do portão da empresa, em Vialonga, dando visibilidade à greve e fazendo ouvir o seu protesto. Este grupo inclui a Sagres, Águas do Luso, Águas do Castelo e Novadis.
A administração da Heineken não aplica o Contrato Coletivo de Trabalho aos trabalhadores da Novadis, gerando uma situação de desigualdade. Esta luta contou com a solidariedade e intervenção de várias organizações do MSU: a União dos Sindicatos de Lisboa, da CGTP-IN, o Sindicato do Setor Financeiro (SINTAF) e o Sindicato dos Trabalhadores dos Estabelecimentos Fabris das Forças Armadas (STEFFA’s).
O Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias de Alimentação, Bebidas e Tabacos de Portugal (SINTAB) marcou uma greve para o dia 14 de junho de 2024, das 00:00 às 24:00 horas. Esta greve abrange todos os trabalhadores dos estabelecimentos da empresa Novadis, Unipessoal Lda, sediada na Estrada da Alfarrobeira, nº 51, em Vialonga. Este grupo é constituído pela Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, SA (Sagres), Fábrica Cruzeiro Água Luso, e Fábrica Moura Água do Castello.
Os motivos da greve são:
Ler mais: OS TRABALHADORES DA CENTRAL DE CERVEJAS E BEBIDAS VÃO ESTAR EM GREVE NO DIA 14 DE JUNHO
“A Cor da Liberdade” é um documentário que abriu as comemorações dos 50 anos da Revolução de Abril, realizadas pela União dos Sindicatos de Lisboa/CGTP-IN, que teve lugar no dia 5 de junho, no salão da Casa Sindical de Lisboa.
Esta iniciativa cultural contou, no final da exibição do filme, com um debate/conversa com Filipa Patrício, argumentista e produtora, e Luís Farinha, historiador e autor dos textos. Proporcionou uma reflexão sobre os valores e a história da Democracia Portuguesa.
Ler mais: A COR DA LIBERDADE ABRE AS COMEMORAÇÕES DE ABRIL DA US
O Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas (STFPSSRA/CGTP-IN), realizou no dia 5 de Junho, da parte da manhã, uma greve dos trabalhadores não docentes, que estiveram concentrados em frente à Divisão de Recursos Humanos da Câmara Municipal de Lisboa, contra a ameaça de despedimentos, exigindo vinculação laboral e contratação coletiva.
Ler mais: TRABALHADORES NÃO DOCENTES DA ESCOLA PÚBLICA DA CML EM GREVE PELO FIM DA PRECARIEDADE
Hoje, a partir das 8h30, junto do Ministério da Educação, teve lugar uma concentração e Plenário Nacional de Professores e Educadores, sob o lema: “O tempo é para ser todo recuperado por todos e sem novas perdas”.
Ler mais: CONCENTRAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCADORES PELA RECUPERAÇÃO DO TEMPO DE SERVIÇO PARA TODOS
Seguida de Debate com a participação de: Filipa Patrício (argumento e produção) e Luís Farinha (Professor e historiador)
Ler mais: EXIBIÇÃO DO FILME DOCUMENTAL A COR DA LIBERDADE – 5 DE JUNHO | 16H45 | CASA SINDICAL DE LISBOA
Os trabalhadores dos serviços da Museus e Monumentos de Portugal, EPE (MMP,EPE), irão estar em greve, no próximo dia 30 de Maio, para exigir a regularização do pagamento do trabalho suplementar e em dias feriados, e reafirmar a necessidade da valorização do trabalho prestado nestes dias; do cumprimento dos horários de trabalho e dos seus limites legais; e da valorização da carreira profissional de Vigilância e Portaria.
Ler mais: TRABALHADORES DA “MUSEUS E MONUMENTOS DE PORTUGAL” EM GREVE A 30 DE MAIO PELA REGULARIZAÇÃO DO…
Hoje os trabalhadores trabalhadores das Cantinas, Refeitórios, áreas de Serviço, Bares Concessionados, Restauração, Bebidas e Alojamento, concentraram-se junto à principal associação patronal do o (AHRESP), em Lisboa.
Ler mais: AÇÃO NACIONAL DE PROTESTO E LUTA À PORTA DA AHRESP, EM LISBOA
Amanhã, 28 de Maio, realizamos uma concentração em solidariedade com o povo palestiniano.
Ler mais: PELO RECONHECIMENTO DO ESTADO DA PALESTINA POR PORTUGAL!
Pág. 1 de 221
União dos Sindicatos de Lisboa
Avenida Álvares Cabral, 19 – 1250-015 LISBOA
Tel. 213474964
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

source