DriveWeb

Ubuntu Builder – Cria a tua própria distribuição Ubuntu/Mint – Pplware

Pplware
· Linux 21 Comentários
O software livre oferece-nos características muito interessantes, sendo inquestionável capacidade de personalização e adaptação. Qualquer utilizador pode adaptar o código fonte às sua necessidades e, ao nível das próprias distribuições Linux,  um utilizador poderá inclusive criar a sua própria distribuição Linux, incluindo apenas os pacotes de software que necessita.
Depois de termos apresentado aqui o Ubuntu Customization Kit – uma ferramenta que permite ao utilizador criar um Live CD personalizado do Ubuntu (e também Kubuntu, Xubuntu e Edubuntu), hoje vamos conhecer o Ubuntu Builder .
ubuntu_builder_01


O Ubuntu Builder dá a liberdade aos utilizadores de criarem uma distribuição Linux Ubuntu ou Mint á sua medida, alterando os mais diversos parâmetros e incluindo apenas o software necessário. Desenvolvido por Francesco Muriana, o Ubuntu Builder oferece uma interface muito bem organizada e muito simples de operar…permitindo assim que qualquer utilizador construa a sua própria distribuição.
ubuntu_builder_00
Com o Ubuntu Builder o utilizador poderá, por exemplo:
Para instalar o Ubuntu Builder no Ubuntu, basta abrir o terminal e inserir os seguintes comandos:
sudo add-apt-repository ppa:f-muriana/ubuntu-builder sudo apt-get update sudo apt-get install ubuntu-builder
Depois de instalado o ubuntu-builder, basta executá-lo e começar a produzir a sua própria distribuição.
Como referido, o Ubuntu Builder suporta também o Linux Mint, sendo suportado o Linux Mint 13 nesta  ultima versão desta aplicação.  Experimentem e quem sabe a vossa distribuição não fará sucesso.
Este artigo tem mais de um ano
Acompanhe o Pplware no Google Notícias
Propor Revisão Proponha uma correção, faça uma sugestão
Autor: Pedro Pinto
29 Abr, 2024
30 Mar, 2024
14 Abr, 2024
Grande cena… Vou explorar isto de certeza. Obrigado!
Já tinha lido sobre esta ferramente em algum lado mas ainda não tive oportunidade de experimentar.
A verdade é que, apesar de uma boa oferta de aplicações de origem no Ubuntu, não agrada a gregos e a troianos, pelo que isto poderá ajudar a poupar algum tempo em novas instalações.
Se não estou em erro, existe algo semelhante para correr na shell que permite criar uma distribuição exactamente igual ao estado actual do sistema operativo. Alguém confirma?
Talvez estejas a falar disto
http://www.debianadmin.com/clone-your-ubuntu-installation.html
ou disto
https://www.linux.com/learn/tutorials/8225-clone-your-ubuntu-installation-onto-a-new-hard-disk
É interessante também, mas não era a isso que me referia. O que vi na altura possibilitava a criação um iso da distribuição incluindo os packages instalados naquele momento. Basicamente permitia criar um cd de instalação à medida, um distro personalizada, tal como a aplicação aqui apresentada.
Quando falaste em estado actual eu assumi que tambem querias as configurações já aplicadas ao sistema
Boas.
Penso que se esta a referir ao Suse estudio. sendo possivelo criar neste uma distro totalmente personalisada. no entanto cuidado para não se esquecer de instalar as dependencias. Ele só instala o que referirmos especificamente.
Assim muito rapidamente encontrei este artigo, já antigo, mas que apresenta algumas soluções para a criação de distros personalizadas, entre as quais a Builder que penso corresponder a esta.
Para quem queira maior poder de personalização:
http://www.techradar.com/news/software/operating-systems/10-scripts-to-create-your-own-linux-distribution-665247
Tenho que experimtar a “Remastersys” o meu laptop precisa de muita configuração que pelos vistos posso evitar se usar essa ferramenta.
Obrigado 😀
Ora essa 😀
na nossa empresa de eventos usamos uma distribuição própria para instalar em todos os postos de trabalho
Interessante o site mas… tem lá uns erros graves:
Descobrir novos eventos perto de ti.
Cria os teus evenetos especiais. (evenetos)
Panear o que ver e assistir em viagem (Panear)
😉
Obrigado, o site é desenvolvido em Inglês e a tradução portuguesa tinha uns typos.. Já foi corrigido!
parabéns! é bonito ver pessoas a assumir os erros! força nisso
Olha se não é o homem que me viciou nisto do linux… um bem aja para ti francisco
Que cena fascinante. Basicamente é o msm que instalar os pacotes com o ubuntu instalado de modo tradicional.
Aplicação da treta
depois de finalizar todo o processo é possível apagar o programa e respetivas pasta que ele cria? se é como se pode fazer
os meus agradecimentos
A testar 😀 vou construir a minha distro.
É sem dúvida uma ferramenta bastante interessante. Não só para quem tem o bichinho de andar constantemente a mexer no linux como para utilização profissional.
Viva o Linux!
Ok a cena parece ser fixe mas não há forma de se criar uma distro Linux sem ter o Linux instalado? Estou neste momento a correr o SLAX num PC do emprego (a funcionar via LiveCD) e apesar desta distro ser interessante até que eu gostava de criar uma distro “ElectroLinux” para acrescentar mais umas aplicações…
Que me aconselham? Obrigado!
Anes de te responder fui visitar o sit do Slax e fiquei alo desiludido. Na minha perspectiva, o Slax tinha 2 pontos fortes: uma distro muito leve e com possibilidade de personalização no próprio site. Parece que este último ponto já não está disponível. Cheguei a ter uma instalação do Slax em que todos os módulos/aplicações que necessitava já vinham na própria distro que criei diretamente no site quando realizei o download.
Desculpem-me, parece que o meu teclado está a “comer” algumas letras…
O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>
*
*

Também se pode inscrever sem comentar.



Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

PUB

PUB


A Europa deve aumentar a taxa sobre os carros elétricos chineses, seguindo os EUA?



Ver Resultados

PUB

PUB
Velocímetro do Pplware

source