DriveWeb

Tráfego de internet móvel dispara em Portugal em 2023 – 4gnews

O último ano registou um aumento significativo na forma como os portugueses se ligam à Internet. Segundo a ANACOM, autoridade reguladora das comunicações em Portugal, o tráfego de Internet móvel registou um salto de 39,2% em 2023.
Entre os dados mais relevantes, destaca-se a adesão ao 5G. Até o final de 2023, estima-se que 17,1% dos utilizadores de serviços móveis e 22,1% dos utilizadores de Internet móvel já navegavam na nova rede.
Fonte: ANACOM

Fonte: ANACOM
O tráfego em redes 5G já representa cerca de 10,3% do total de tráfego de dados móveis. Cada utilizador de Internet móvel 5G consome, em média, 5,4 GB mensais. E a tendência, claro, é de mais crescimento.
A promessa do 5G em trazer uma experiência de navegação superior parece estar a caminho de se tornar realidade para todos. Até porque, recorde-se, os prestadores de serviços já começaram a eliminar custos adicionais para o acesso à nova rede.
Recorde-se que, “na sequência do Leilão 5G, a ANACOM emitiu no final de 2021 os títulos que consubstanciam os direitos de utilização de frequência (DUF) a seis operadores: Dense Air, Dixarobil (Digi Portugal), MEO, NOS, NOWO e Vodafone”.
A distribuição do mercado de acessos móveis viu algumas mudanças. A MEO manteve a liderança, seguida de perto pela NOS e Vodafone. Mas é interessante notar a evolução dos planos de serviço, onde se verifica uma preferência por planos pós-pagos e híbridos, em detrimento dos pré-pagos. Ou seja, os padrões de consumo e possivelmente a perceção de valor agregado estão a mudar.
Em contraste com o aumento do tráfego de dados, o tráfego de voz móvel viu uma diminuição de 4,4% face a 2022. É cada vez mais notória a transição dos meios de comunicação tradicionais para plataformas digitais e aplicações de mensagens, que requerem uso de dados.
Editores 4gnews recomendam:
Notícias de tecnologia e reviews especializadas
Mantém-te à frente no mundo da tecnologia com notícias, análises e guias especializados. Descobre tudo sobre smartphones, gadgets, IA e muito mais

source