Startup fatura mais de R$ 1 milhão com gestão de design para pequenas e médias empresas – Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Ursula Aleixo e Marcio Bunte de Carvalho, sócios da Fastdezine (Foto: Divulgação)
Durante o tempo em que trabalhou em um grupo de franquias nos Estados Unidos, em meados dos anos 2000, Ursula Aleixo percebeu uma oportunidade que rendeu em um negócio de 300 mil dólares (aproximadamente R$ 1,2 milhão).
“A finalização da impressão é um processo muito caro. As empresas investem muito em equipamentos e tecnologia. Para fazer valer a pena, teria que rodar o tempo inteiro”, explica.
O insight surgiu há mais de dez anos, quando ela não tinha ideia do que era uma startup, mas sabia que terceirizar o serviço seria muito mais eficaz do que dedicar um funcionário interno para demandas pontuais. “Eu não conhecia nenhum dos termos que eu conheço hoje. Comecei a rodar um produto mínimo viável (MVP, na sigla em inglês), mesmo sem saber. Testava com designers brasileiros. Eu não tinha plataforma nem nada muito estruturado. Conversei com os donos das empresas para entender como poderia ser um processo que não fosse a contratação de um novo funcionário”, conta. 
Agências de publicidade e franquias
Assim nasceu a Fastdezine, uma empresa de soluções de design para pequenas e médias empresas. Ela tem uma plataforma que facilita a gestão de comunicação para redes franqueadoras. Os serviços abarcam layout, placas e envelopamento de veículos, por exemplo.
Nos últimos anos, um grande nicho descoberto por Ursula foram as agências de publicidade. “Eu enxergava um retorno de investimento maior com as agências. Eles nos contratavam para fazer landing pages, mas acabavam tendo demanda de outros serviços também. Isso foi comprovado ao longo dos últimos três anos, quando ficou bem clara a transformação digital. As agências de publicidade ficaram sob pressão, com time limitado, precisavam de profissionais diferentes, com expertises variadas. A melhor solução era terceirizar.”
Já as redes de franquia geralmente têm dificuldade de uniformizar a comunicação em todas as unidades, pois cada franqueado é responsável pela adaptação do próprio ponto. “Em parceria com as franqueadoras, conseguimos atender os franqueados sob demanda pela plataforma”, explica a empreendedora.
Conquistas
Em 2015, a empresa ganhou um novo sócio, o empresário Marcio Bunte de Carvalho. Hoje, a empresa atende mais de 200 clientes, sendo metade nos Estados Unidos. O faturamento em 2019 chegou a US$ 300 mil, mas a projeção para 2020 é triplicar essa quantia. Para isso, o negócio conta com a expansão dos serviços para o exterior.
No ano passado, a Fastdezine participou de diversas competições nacionais e internacionais, como o Amcham Arena Regional, no qual ficaram em terceiro lugar. Também chegaram à final da Startup Indústria, promovida pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e pelo CEiiA de Portugal. Em novembro, foram para o Web Summit, também em Portugal, e depois chegaram a Xangai pelo programa StartOut Brasil (onde foi um dos destaques da missão).
“Tem sido gratificante colher os frutos de nosso trabalho. Logo após a semifinal da Amcham Arena, grandes marcas nos contataram. Pudemos fazer nosso pitch e fechar negócios com empresas reconhecidas internacionalmente, o que nos enche de alegria.”

source