07/10/2015 05h50 – Atualizado em 07/10/2015 09h55
Jéssica NascimentoDo G1 DF
Um grupo de Brasília lançou uma página na internet para promover o consumo colaborativo – em vez de vender, os cadastrados no site trocam serviços e, com isso, economizam. Um mecânico que precisa pintar a casa, por exemplo, pode trocar o trabalho com um pintor que necessita de uma revisão no carro. O cadastro na página é gratuito.
A nova versão do site FaZoQuê, lançada nesta segunda, tinha 300 usuários de todo o país cadastrados. Um dos idealizadores do projeto, o designer Saulo de Sena Selveira, de 36 anos, conta que a ideia surgiu após assistir a uma reportagem que falava sobre chefs de cozinha que trocavam pratos entre si.
“Levei esta ideia para dentro da minha agência e pensamos em expandi-la para todos os tipos de serviços. Na época, o conceito do consumo colaborativo não estava tão presente e acreditávamos que esta seria uma forte tendência para os próximos anos”, disse Selveira.
O FaZoQuê foi criado em 2013, em versão de testes. Desde então, os idealizadores ouviram alguns usuários cadastrados e aperfeiçoaram a página. “O site sempre será versão Beta. Ele nunca estará pronto. Estamos sempre aprimorando as funcionalidades e seu design e nos adaptando às tendências atuais”, explica o programador Guilherme Horvatich, 33 anos.
Segundo ele, a meta é atingir mil cadastros nesta fase inicial. O próximo passo do grupo é lançar um aplicativo para o celular, ainda neste ano.
As áreas de construção civil e fitness têm os serviços mais procurados no site. Logo depois vem pets. Já as profissões mais cadastradas são especialistas em informática e comunicação (15% cada), administração e educação (8% cada) e saúde, jurídico e artes (5% cada).
Por vídeos e fotos
Segundo o publicitário Rodrigo Aranha, no perfil de cada usuário há um espaço para carregar fotos e vídeos – que são utilizados como portfólio do serviço oferecido. Depois de cada troca, os profissionais são analisados entre si e depois ranqueados de acordo com a avaliação recebida.
“O sistema é muito simples. O usuário procura o profissional que ele deseja e entra em uma sala de negócios, onde ele pode ou não trocar o serviço. Os profissionais podem trocar informações de contato e negociar a troca do serviço da maneira que acharem melhor.”
A assistente administrativa Maria Helena Mesquita conseguiu economizar com o projeto. Ela faz salgados e trocou o serviço pela reforma de um sofá. “Moro em apartamento e tenho dois cachorros que não são anjinhos e haviam destruído uma das poltronas do meu sofá. Ofereci os salgados para uma festa de criança e fiz a troca. Achei prático e muito eficiente. Uma ideia genial.”
Selveira também comemora o retorno positivo dos usuários. “Uma acupunturista chamada Lia nos mandou um e-mail parabenizando pela iniciativa do FaZoQuê e nos contou sobre sua experiência dentro do site. Ela precisou de uma veterinária e realizou a troca de serviços dentro da nossa plataforma.”