Eu diria que todas essas profissões se complementam dentro das suas diferenças. Começando a falar do arquiteto, que se especializa em entender os clientes e o universo em que gostaria de atuar para oferecer seu melhor projeto, seja ele residencial, comercial, corporativo ou até para eventos. Resumidamente, o arquiteto faz os projetos em sua totalidade, ou seja, desde o primeiro croqui até os projetos executivos, memoriais e planilhas para gerenciamento e acompanhamento de obras.
Falando do designer de interiores, ele pode ou não ser arquiteto, mas sua especialidade, como o nome diz, é projetar para o interior dos ambientes. Está preocupado sempre na ergonomia, em harmonizar cores e texturas aos espaços para deixar sempre funcionais e encantadores. O designer de interiores faz o detalhamento de todos os itens de uma obra como paginação de pisos, forros, definição de acabamentos e escolha dos mobiliários e itens de decoração.
Ah! E o paisagista? Posso dizer que amo essa profissão, pois amo minhas plantinhas e acredito na importância da vegetação em nossos espaços de convívio! O paisagista também pode ser arquiteto que se especializou nesse tema ou alguém que fez o curso de paisagismo. O profissional vai estudar as áreas externas para execução de projeto de paisagismo que contempla áreas verdes, pavimentação e área de piscina e lazer. O paisagista também faz projeto para locais onde não existem as áreas abertas, mas onde os moradores querem verde dentro de casa ou até em ambientes comerciais e corporativos. Neste caso, eles orientam que vegetação usar, como é o cuidado e manutenção.
Ainda na área de projetos temos o urbanista que ao invés de projetar edificações, cuida das cidades com a definição de espaços para cada ocupação, vias, áreas públicas, áreas verdes entre outras áreas que compõem um loteamento ou cidade.
Nas diversas vertentes de design, temos o designer de produtos que se especializa em desenvolver projetos de objetos, mobiliário, luminárias entre outros itens para a área da construção. Desde uma peça que faz parte de uma estante, até mesmo uma poltrona confortável e funcional! Esse profissional vai entender de materiais, cores e textura para o desenho de peças que serão usadas na arquitetura em geral.
E por último e, não menos importante, vamos falar do designer gráfico, responsável por criar e desenvolver projetos de comunicação visual para novos produtos, embalagens, logotipos, papelaria em geral, outdoors, páginas da web e animações.
O mais importante é encontrar em cada profissão o que mais faz sentido pra você se especializar e aí sim trabalhar com muito amor ao que faz!
Pati Cillo (@paticillo_arquitetura)
Expert em tendências globais de arquitetura, sustentabilidade, design e tecnologia, acumula duas décadas de experiências em obras residenciais, comerciais e corporativas.
Fundada em 1948, a PINI é uma empresa de informação especializada no atendimento às necessidades dos profissionais e empresas da indústria da construção civil. Atua nas áreas de Mídia, Sistemas, Educação, Informação Estratégica e Consultoria.