· Internet 5 Comentários
Os emails de phishing são uma das armas prediletas de criminosos para roubar dados pessoais dos utilizadores e instalar malware nos seus dispositivos. Mas é possível atenuar o dano causado pelo primeiro clique no link errado. A ESET dá uma ajuda.
Entre todas as categorias de ciberameaças detetadas pela telemetria da ESET, empresa europeia líder em soluções de cibersegurança, os ataques de phishing em emails foram das principais ameaças para os utilizadores em Portugal na primeira metade do ano.
Erros ortográficos, gramática estranha, linguagem urgente ou ameaçadora, falta de contexto – tudo isto são sinais comuns de ataques de phishing em emails.
No entanto, algumas ameaças de phishing são mais difíceis de detetar. Algumas envolvem um investimento significativo de tempo e um planeamento meticuloso por parte dos agentes maliciosos, que até examinam as comunicações anteriores das suas vítimas, o que acaba por tornar o ataque altamente convincente e bem-sucedido.
Basta um deslize, clicar num link malicioso, e uns segundos depois já é vítima de um ataque de phishing – e nem mesmo os profissionais de TI estão isentos deste risco! Uma mensagem de email aparentemente inócua pode conter um link no qual deve clicar antes que, jura o seu autor, “seja tarde demais”.
Considerando a popularidade dos ataques de phishing em emails em Portugal, é importante para os utilizadores conhecerem as suas opções após se aperceberem que clicaram no sítio errado.
Em Portugal, pode e deve reportar o URL malicioso ao CERT.PT. Pode fazê-lo através do endereço [email protected] ou do formulário disponível aqui.
Acompanhe o Pplware no Google Notícias
Proponha uma correção, faça uma sugestão
Autor: Pedro Pinto
Tags: esetlink malicioso
25 Fev, 2024
25 Fev, 2024
2 Mai, 2023
Na verdade o melhor a fazer é precisamente nada
A melhor forma é meamo a prevenção. Um bom ponto de partida é o que está em
https://krebsonsecurity.com/2011/05/krebss-3-basic-rules-for-online-safety/
1 – se não estava à procura daquele programa/app, não instale;
2 – se instalou, mantenha atualizado;
3 – se não utiliza, desisnstale.
Acrescento as seguintes:
– Nunca clique em links de emails, mesmo que pareçam oficiais;
– Evite sites que requerem extensões de browser ou apps manhosas para funcionarem;
– cuidado ao clicar em links patrocinados, principalmente em sites que não conhecemos.
Se for crente pode rezar, para ver se nada acontece.
Introduzir o seu número de cartão de crédito 🙂
Só uma perguntinha, sem malicia (claro) … já experimentou fazer isso ? Os ladrões não lhe roubaram o dinheiro ? Não lhe esvaziaram a conta bancaria ao efectuar compras em seu nome ?
O seu endereço de email não será publicado.
You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>
*
*
Também se pode inscrever sem comentar.
PUB
PUB
Poderá o novo elétrico Xiaomi Speed Ultra 7 ser uma ameaça para a Tesla?
PUB