PERSEO: Programa de start-ups da Iberdrola – Iberdrola

Sugestões buscador

O programa de start-ups da Iberdrola – PERSEO – pretende facilitar o acesso do grupo às tecnologias do futuro e incentivar o desenvolvimento de um ecossistema global de start-ups do setor elétrico, com foco na sustentabilidade. Para isso, a Iberdrola conta com 200 milhões de euros investidos através de sua carteira de investimentos em empresas emergentes, da sua unidade Perseo Venture Builder, dos projetos-piloto, do lançamento do Iberdrola Start-up Challenge e os fundos Andromeda e GED Tech Seed para investimentos em tecnologias sustentáveis.
Nosso firme compromisso com a inovação empresarial foi estruturado desde 2008 através do PERSEO, o programa start-ups da Iberdrola. Uma ferramenta criada com o objetivo de introduzir a inovação na empresa através de vários programas e facilitar sua aplicação potencial em casos comerciais tangíveis que geram valor significativo para a Iberdrola.
Desde sua criação, o programa investiu mais de 125 milhões de euros no apoio à inovação aberta e na criação de sinergias com start-ups que desenvolvem tecnologias e modelos de negócios inovadores. O foco está naqueles que melhoram a sustentabilidade do setor energético através de uma maior eletrificação e descarbonização da economia.
O PERSEO utiliza instrumentos como investimentos de capital de risco, alianças estratégicas, competições de start-up e projetos-piloto ou provas de conceito (Proof of Concept, ou PoC, em sua sigla em inglês) como ferramentas, com o objetivo de maximizar a canalização da inovação em nossa empresa para a melhoria constante.
 
8 empresas em carteira
10 desafios lançados por ano
+ 500 propostas recebidas a cada ano
Para crear e invertir em empresas
aumentando 300 por anto
Acesso a tecnologias em casos reais
+25 provas reais por ano
Fundo Andromeda SustainableTech
€300 M para investir em scale-ups para a transição energética
Fundo GED TECH Seed
€100 M para investir em projetos de tecnologia com foco em sustentabilidade
   
VER INFOGRAFIA RESUMEM: Programa de start-ups PERSEO [PDF]Link externo, abra em uma nova aba 
Relatório de Inovação 2020 – 2022
 
A missão do PERSEO de gerar valor agregado para as empresas através da aplicação de inovação nos negócios está dividida em quatro objetivos complementares: identificação precoce das principais tendências, promoção da cultura empreendedora, apoio a modelos de negócios disruptivos e estímulo à revitalização econômica. Por sua vez, o programa é aplicado transversalmente em seis setores estratégicos para a Iberdrola.
Enlace externo, se abre en ventana nueva.
Identificação precoce das principais tendencias para o futuro da empresa
Incentivo de uma cultura inovadora e empreendedora
Acesso a tecnologias e modelos de negócios disruptivos
Apoitarsetores industriais com alto potencial de crescimento e impulsionar a revitalização económica e social
   
O programa de start-ups da Iberdrola – PERSEO – orientou suas atuações na análise de oportunidades de negócio e colaboração tecnológica com start-ups ou empresas emergentes em todo o mundo, analisando 300 empresas a cada ano e criando um ecossistema de mais de 7.500 empresas empreendedoras, incluindo unicórnios (empresas avaliadas em mais de 1 bilhão de dólares), tais como Wallbox e Stem Inc. Atualmente, esse instrumento investidor mantém uma carteira de oito empresas. Conheça cada uma delas!
O programa de start-upsl da Iberdrola – PERSEO – está participando de uma aliança com a Seaya Ventures, juntamente com a Fond-ICO Next Tech e a Nortia Capital, para lançar o primeiro grande fundo tecnológico da Espanha para acelerar a transição energética e a sustentabilidade: Andromeda.
O fundo, com uma meta de 300 milhões de euros, investe em empresas em crescimento (scale-ups) tecnológicas europeias relacionados à sustentabilidade, transição energética, eletrificação da economia e outras áreas como a agricultura sustentável e a economia circular.
Em agosto de 2022 fecha seu primeiro investimento apoiando a iniciativa da construtora 011h, cujo principal objetivo é otimizar o projeto e o processo de construção de edifícios neutros em carbono, tornando-os facilmente repetíveis e escalonáveis.
Este é o primeiro grande fundo de capital de risco tecnológico que contempla objetivos específicos de sustentabilidade de acordo com o artigo 9 do Regulamento da União Europeia, com critérios ambientais, de sustentabilidade e de governança (ESG, em sua sigla em inglês) claros e mensuráveis, muito presentes na identidade corporativa e na gestão da Iberdrola.
Por meio de nossa subsidiária portuguesa, a Iberdrola Renovables Portugal, investimos no GED TECH Seed, um grande fundo de 100 milhões de euros para apoiar start-ups de tecnologia portuguesas. Durante o período de investimento do fundo, a previsão é que se realize entre 25 e 35 investimentos em um portfólio de start-ups portuguesasLink externo, abra em uma nova aba.  ativas em áreas relacionadas à transição energética, mas também em tecnologia de saúde, tecnologia de alimentos e biotecnologia. Para isso, o fundo identificou mais de 3.000 oportunidades em projetos tecnológicos altamente inovadores e com foco especial na promoção da sustentabilidade e dos critérios ESG.
 
Você tem uma ideia inovadora para o setor elétrico?
   
No âmbito do PERSEO, o grupo Iberdrola lançou o Perseo Venture Builder, uma nova unidade para apoiar e criar negócios a partir do zero para apoiar a eletrificação (inicialmente, se concentrará em áreas como a reciclagem e a economia circular) e em setores de difícil descarbonização, como a produção de calor industrial e o transporte pesado.
O objetivo a curto prazo desta iniciativa consiste no desenvolvimento de novas linhas de ação nos próximos anos, com as quais pretende dinamizar setores industriais com um alto potencial de crescimento e impulsionar assim a revitalização econômica e social.
A atividade da Perseo Venture Builder focará na criação de empresas inovadoras com a participação de outros grupos tecnológicos e industriais, contemplando também a colaboração público-privada. Sua atividade decorrerá principalmente na Espanha, mas não se descarta a promoção de atividades em outros mercados onde a Iberdrola está presente.
A Iberdrola é uma forte defensora da inovação aberta, permitindo às empresas ir além de suas fronteiras e desenvolver cooperação com organizações e profissionais externos.
Entre 1 e 5 milhões de euros
Co-investimento com empresas e fundos de capital de risco
Acesso a grandes volume de dados
Testes de tecnologia em um ambiente real
Acesso ao conhecimento do mercado e tecnologias-chave
 
Através do PERSEO, o grupo realiza mais de 25 provas-piloto por ano com novas tecnologias, as quais servem como primeiro passo para estabelecer uma relação comercial ou de partnership com start-ups. Além disso, nos dois últimos ano, o grupo lançou inúmeros challenges ou desafios nos quais participaram mais de 1.100 start-ups.
Além da contribuição financeira, o apoio do PERSEO a essas empresas foi fundamental na definição de seu produto e negócio, pois lhes proporciona seu conhecimento e acesso ao mercado da Iberdrola. Por outro lado, o trabalho desenvolvido com as start-ups serviu de antena tecnológica à nossa empresa, pois permite saber para onde caminha nosso setor.
O PERSEO lança uma média de dez desafios por ano, destinados a empresas emergentes de tecnologia de todo o mundo, com o objetivo de receber propostas com soluções inovadoras para melhorar as operações da empresa, aumentando nossa competitividade e nos posicionando em novos mercados, ao mesmo tempo em que minimizamos nosso impacto ambiental. 
Descubra todos os desafios lançados até hoje na página da Iberdrola Start-up Challenge. Aqui estão os mais recentes:
   
A partir do programa PERSEO de start-ups, buscamos soluções para melhorar nossas instalações eólicas offshore com equipamentos totalmente autônomos ou operados de forma remota.
A partir da PERSEO, estamos lançando um novo desafio para encontrar um sistema de automação para os elementos ergonômicos e de segurança das salas de controle das subestações elétricas, para melhorar e garantir sua regulamentação por meio da inovação.
Além dos challenges, e às vezes como parte do prêmio para as start-ups vencedoras, no PERSEO realizamos 25 projetos-piloto por ano para testar novas tecnologias e modelos de negócios oferecidos por empresas emergentes, sempre alinhados com as áreas de interesse de nossos negócios. Esses testes-piloto em ambientes reais são uma etapa preliminar fundamental na busca de empresas com as quais estabelecer relações comerciais. 
   
A atividade de capital de risco corporativo da Iberdrola evoluiu muito desde seus primeiros passos, há mais de 15 anos. Desde a criação do programa PERSEO em 2008, houve muitas provas, experiências e aprendizagens, até que nos tornamos o que somos hoje. Nossa verdadeira conquista, no final das contas, é ter conseguido introduzir inovação na empresa e ajudar a aplicá-la em casos concretos de negócios que geram valor significativo para a Iberdrola.
 
O trabalho realizado no âmbito do programa PERSEO levou a Iberdrola a ganhar o prêmio internacional Corporate Startup StarsLink externo, abra em uma nova aba. , que reconhece o cumprimento das melhores práticas e modelos de inovação aberta em grandes empresas.
Na edição de 2022, a Iberdrola foi classificada entre as Top Corporate Startup Starts, o maior reconhecimento desses prêmios, algo que reverencia nosso compromisso com a inovação através da promoção e do desenvolvimento de start-ups tecnológicas do setor elétrico mundial com o objetivo de facilitar o acesso do grupo às tecnologias do futuro.
 

Assine a nossa newsletter!

source