DriveWeb

Os 10 melhores plugins de formulário para WordPress em 2020 – Codigo Fonte

Código Fonte

Ninguém curte criar formulários. Se o desenvolvedor falar que gosta, ele está mentindo. Seria ótimo, então, se houvesse uma maneira rápida e fácil de se criar formulários de todo tipo, que funcionem, sejam amigáveis para o usuário e ainda tragam verificação de campos…
Felizmente, entre os inúmeros tipos de plugins disponíveis para WordPress, uma categoria inteira é dedicada à criação de formulários. Você pode ganhar tempo e evitar dor de cabeça com essas ferramentas, se poupando para tarefas que exijam seus talentos de programação.
Confira nossa seleção dos 10 melhores plugins de formulário para WordPress em 2020:

Nossa primeira opção é CaptainForm, uma escolha que funciona muito bem tanto para iniciantes quanto para sites comerciais. Gratuitamente, é possível ter acesso a um número limitado de opções e formulários, mas sua simplicidade compensa. Por outro lado, os planos pagos são econômicos e oferecem suporte a templates e integração com serviços de peso como Paypal e Dropbox. Esse plugin ainda conta com um suporte robusto.

O plugin WPForms é um construtor de formulários em que você arrasta e solta os elementos e ele cuida do código. Mais fácil do que isso seria impossível. Por trás dessa facilidade, o plugin é robusto, com suporte a múltiplas etapas, lógica condicional, geolocalização e ferramentas de análise, que permitem você avaliar a funcionalidade do formulário direto do WordPress. Mesmo a versão gratuita é poderosa e vale a conferida.

O plugin Formidable Forms também possui uma versão gratuita e uma versão premium. Assim como o anterior, possui um sistema de arrastar e soltar elementos. Entretanto, ele se destaca por trazer ferramentas avançadas de cálculo matemático. Além disso, o plugin tem um foco forte na customização de estilos, sem exigir conhecimento de CSS do usuário. O resultado são formulários elegantes, com suporte a design responsivo.

Outra boa opção disponível no mercado é o Gravity Forms, destinado a usuários profissionais.  Não possui uma versão gratuita, apenas conta com uma demo para testes. Entretanto, oferece opções poderosas de construção, notificação por e-mail, integração com outros serviços, filtro de spam poderoso, mecanismos de marketing adicionais, lógica condicional e outras ferramentas.

Apesar do nome, Ninja Forms não é exclusivo para “ninjas” da programação. Com um editor visual, qualquer um pode aproveitar esse plugin. Os preços são convidativos e há uma demo disponível para avaliação dos recursos. O painel de controle oferece customização máxima dos formulários. Um diferencial importante é o suporte a tradução em diversos idiomas, para quem opera sites internacionais.

Se você quer criar uma lista de e-mails, esse é o plugin: OptinMonster. Como o próprio nome diz, ele pode até criar todo tipo de formulário, mas foi projetado para criar pop-ups de opt-in, em que o usuário opta por se cadastrar em algum serviço. Parece simples, mas esse plugin transforma essa tarefa em ciência, disparando campanhas inteligentes, utilizando geolocalização e se integrando com serviços de marketing de e-mail.

Um dos mais antigos plugins de formulário para WordPress, Contact Form 7 já teve mais de cinco milhões de instalações e ainda tem muito fôlego pela frente. Disponível em português, ele também tem a vantagem de ser completamente gratuito. Infelizmente, será necessário um conhecimento mínimo de HTML, uma vez que ele não conta com um editor visual. Por outro lado, é uma solução prática e 100% econômica.

Bastante elogiado pelos usuários, Typeform traz mais de 60 templates para criar formulários belíssimos, capazes de iniciar uma conversação com os usuários, através de testes e pesquisas. No modo gratuito, oferece opções poderosas como relatórios e integração com Slack. No modo pago, suporta milhares de respostas, espaço de upload, integração com Mailchimp e muito mais.

Como o nome diz, Visual Form Builder é um plugin que permite construir formulários de forma visual, baseado em botões que se integram com o código. Gratuito, ele se torna uma excelente alternativa para quem não quer gastar nada, nem codificar o HTML necessário para o funcionamento de seus formulários. Apesar do custo, oferece recursos poderosos, como validação e autenticação por ReCAPTCHA.

Esse é outro plugin de formulário com suporte a arrastar e soltar, focado no público iniciante. Form Maker by 10Web é gratuito, mas traz limitações. A partir do plano pago, é possível ter acesso a diversas opções de customização visual com um editor de CSS embutido e um complemento nativo que facilita a criação de registros de usuários para o WordPress.

source