O que é o programa de Mentoria Interpares? – Universidade do Porto

O Programa Transversal de Mentoria Interpares é um programa institucional de acolhimento, integração e vivência solidárias no ensino superior. Junta atuais e novos estudantes nacionais e internacionais da U.Porto, para que estes se sintam melhor integrados a nível académico, pessoal e social promovendo o sucesso académico, a prevenção do abandono escolar e o desenvolvimento de competências transversais.
A partir da experiência já vivida, os mentores (estudantes já a frequentar a U.Porto e com mais experiência) ajudam os mais novos (estudantes que ingressam pela primeira vez na U.Porto), os mentorados, em todo o processo de integração, desde questões mais básicas – deslocamentos, aulas, inscrições, locais para tirar fotocópias, cantinas, etc – até a outras que podem parecer mais difíceis para quem acaba de chegar.
O objetivo é contribuir para que todos – mentores e mentorados – tenham uma melhor experiência no contexto académico, promovendo o convívio, a partilha e intercâmbio cultural.
O Programa fomenta e privilegia dinâmicas de colaboração interpares no plano do estudo e aprendizagem, capazes de aprofundar o conhecimento e perspetivas reflexivas, criativas e críticas sobre os processos de integração académica, potenciando o bem-estar na Universidade e uma vivência académica solidária, salutar e promotora da dignidade individual.
Tendo em conta a grande diversidade de ciclos de estudos existentes na UP, o Programa pode ser desenvolvido com base numa multiplicidade de desenhos, definições e modos de funcionamento, desde que respeitando os princípios aqui apresentados. Estes Princípios Orientadores definem os objetivos gerais do Programa e o seu modo de funcionamento institucional.
O Programa de Mentoria Interpares é desenvolvido numa base de responsabilidade institucional da Universidade do Porto e das suas Faculdades pelos processos de acolhimento e integração social e académica de todos os novos estudantes (nacionais e internacionais), respeitando os objetivos acima referidos.
A Mentoria U.Porto, reconhecendo a importância e as potencialidades das relações interpares para a qualidade da integração saudável, visa permitir aos novos estudantes a possibilidade de contar com a disponibilidade voluntária de colegas, há mais tempo a frequentar a UP, para acompanhar o seu processo de inclusão, estimulando práticas salutares e democráticas de vivência no ensino superior, num trabalho próximo de construção de redes e de relações solidárias.
O funcionamento da Mentoria U.Porto tem associada uma clara dimensão pedagógica e formativa dos novos estudantes e dos estudantes que se disponibilizam para ser mentores, implicando:
a) O envolvimento voluntário de docentes responsáveis por desenvolver, acompanhar e monitorizar as práticas instituídas;
b) A melhoria da qualidade das experiências de aprendizagem proporcionadas pelas vivências da mentoria;
c) A dinamização de processos colaborativos e solidários de formação;
d) O estímulo da autonomia dos estudantes e a sua capacidade de análise e reflexão crítica;
e) A promoção do desenvolvimento de competências transversais e sociais.
Na operacionalização do Programa de Mentoria da U.Porto atuam, com diferentes papéis e responsabilidades, a Universidade do Porto e as Faculdades através dos seus órgãos de gestão, em particular as direções de ciclo de estudos, docentes e estudantes aderentes ao programa.
Para a coordenação institucional e transversal do Programa na Universidade do Porto foi criada, por Despacho Reitoral, a seguinte estrutura que visa a valorização, o acompanhamento e a avaliação regular do Programa, com um funcionamento tão flexível quanto possível:
Podem ser mentores os estudantes (nacionais e internacionais), incluindo bolseiros e estudantes de doutoramento, a frequentar, há pelo menos um ano, os diferentes ciclos de estudos da U.Porto que, voluntariamente, decidam participar no Programa.
As inscrições para mentores e a renovação das inscrições dos mesmos realiza-se anualmente, no final de cada ano letivo, e excecionalmente no seu início.
A inscrição é aberta a todos os estudantes da respetiva Unidade Orgânica que integre o Programa, sendo que não existe um número estipulado de vagas, cabendo à Comissão de Faculdade avaliar a viabilidade da sua dimensão.
O Programa Transversal de Mentoria Interpares é totalmente voluntário e não remunerado e como tal depende da solidariedade e do espírito de entreajuda de todos os seus intervenientes.
Os estudantes que se comprometam com a Mentoria e com o respeito pelos princípios de responsabilidade e ética inerentes às suas funções integrarão a equipa de mentores e serão adicionados nas plataformas de comunicação da mesma.
Ser Mentor requer investimento pessoal para o desenvolvimento e a manutenção de uma relação de mentoria baseada na confiança, solidariedade e respeito mútuo.
Todos os novos estudantes podem inscrever-se como mentorados sendo que a inscrição deverá ser feita no início do ano letivo,embora possa ocorrer em qualquer altura do ano.
Todos os alunos inscritos poderão adicionar-se ou ser adicionados nas plataformas de comunicação do Programa.


O Programa que mudou a forma como a Universidade do Porto recebe os novos estudantes, comemorou no passado dia… ler mais
O V Encontro da Mentoria U.Porto terá lugar no dia 16 de abril, na Faculdade de Letras. Inscrições abertas… ler mais
O II Encontro das Comissões de Mentores/as da Mentoria U.Porto decorreu no dia 14 de março, no Salão Nobre… ler mais
No passado dia 5 de março, realizou-se um Peddy-Paper da Mentoria U.Porto, organizado em parceria com o Corredor Cultural… ler mais
No próximo dia 5 de março, “Peddy-paper” vai levar os estudantes da Universidade a alguns dos principais espaços culturais… ler mais
O encerramento do Programa + SUCESSO e a Inauguração da Exposição da Mentoria U.Porto, no passado dia 29 de… ler mais

© Universidade do Porto 2020

source