O CXD integra design, interface de usuário, pesquisa, engenharia e protótipos, embalagens e web.
A Motorola inaugurou um Centro de Experiência & Design de Produtos no Brasil. Foto: Ken Wolter/Shutterstock.
Tamanho da fonte: -A+A
A Motorola inaugurou, em São Paulo, o primeiro Centro de Experiência & Design de Produtos (CXD) da empresa no Brasil. O CXD é um núcleo multidisciplinar formado por seis áreas: design industrial, interface de usuário, pesquisa, engenharia e protótipos, embalagens e web.
O CXD tem em seu escopo de trabalho compreender as necessidades e tendências dos mercados e tornar as estratégias globais de produtos mais assertivas e próximas aos consumidores. O objetivo da equipe é identificar oportunidades para promover a sinergia entre plataformas de hardware e software.
“Uma pessoa tem uma experiência relevante quando consegue realizar uma ação de forma intuitiva ou quando sente que o produto está com ele há muito tempo, quando na verdade não está. O CXD chega ao Brasil para trazer ainda mais inovações aos produtos que lançaremos nos países da América Latina”, afirma Ruben Castano, líder do CXD na América Latina.
Entre seus principais projetos estão as pesquisas para a seleção de novas cores e materiais para smartphones e acessórios que serão lançados nos próximos anos, e estudos de viabilidade para o lançamento de novas categorias de produtos.
O CXD ainda lidera o desenvolvimento de novas plataformas de interação com os consumidores, criação de softwares e aplicativos, além de propostas de soluções gráficas para embalagens de produtos e soluções para ponto de venda.
Para execução dos projetos, o grupo vai utilizar ferramentas e processos globais da Motorola, contando com a participação de parceiros locais, quando necessário. Para compor o novo time, já foram contratados profissionais nas áreas de design gráfico e industrial, web design, engenharia e pesquisa.
Na última semana a Motorola anunciou que dobrou o número de colaboradores que atuam na área de Pesquisa & Desenvolvimento no Brasil no último, contratando mais de 200 pessoas.
O P&D da Motorola é responsável pela integração e gerenciamento de software de produtos, bem como pelo desenvolvimento e união de todas as funcionalidades.
A equipe trabalha hoje em mais de 30 projetos, incluindo novas áreas de atuação, como software embarcado, processamento de imagem, big data, computação em nuvem, tecnologia e serviços 4G, design, pesquisa e experiência do usuário.
O investimento da Motorola em pesquisa acontece depois de um crescimento nas vendas de smartphones da marca no Brasil. No ano passado, o Moto G, que custa cerca de R$ 700, foi o aparelho mais comercializado no país.
Por causa do sucesso do smartphone, a Motorola ultrapassou a LG e se tornou a segunda fabricante mais popular do país em 2014, com 18% de participação no mercado de smartphones. A liderança do ranking ficou com a Samsung, com 43% do marketshare.
Repórter no Baguete Diário
Silvio Stagni teve passagens por companhias como Motorola, Sony Ericsson e Vilares.
Ricardo Tiltscher será diretor de Serviços e Hilton Mendes será diretor de produtos e trade marketing.
Plano da empresa é começar a operar no país ainda no primeiro semestre de 2015.
Google está investindo diretamente para levar seu sistema móvel para as corporações.
Entre 1996 e 2014, Antonio Manzano fez parte da equipe da Motorola Mobility.
No último ano, a Motorola contratou mais de 200 pessoas para a área de P&D.
Assine nossa newsletter diária!