O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso irá promover o Curso Online de Neurociência aplicada a arquitetura. A capacitação irá acontecer nos dias 19, 20, 21 e 22 de setembro (de segunda a quinta), das 18h30 às 21h50 (horário de Cuiabá), com carga horária total de 16 horas. A atividade será ministrada por Rogerio Gaspar.
Serão disponibilizadas vagas para arquitetos com o registro ativo junto ao CAU/MT, assim como para estudantes de arquitetura do Mato Grosso que estejam cursando do 7º ao 10º semestre. Será exigida para efetivação da inscrição do profissional uma doação no valor mínimo de 20 (vinte) reais para o Hospital do Câncer de Mato Grosso. O comprovante deve ser anexado junto ao formulário de inscrição. As inscrições para os estudantes são gratuitas.
Inscrições encerradas
O objetivo da capacitação é apresentar aos arquitetos e urbanistas técnicas neurais que permitam antecipar no processo projetual, experiências e percepções do indivíduo e suas relações com o ambiente construído e assim modular o estado de bem estar, promotores de saúde física e mental através do design. O curso está estruturado frente a um novo posicionamento exigido pelo mercado, de aspecto multidisciplinar com ferramentas que tangem a arquitetura com projetos mais assertivos, valorizados e centrados no ser humano, alicerçados na neurociência aplicada a arquitetura.
Lembrando que os inscritos que não encaminharem o comprovante de doação ao Hospital do Câncer não terão sua inscrição efetivada. Por meio dessa ação o Conselho busca promover uma causa social, assim como reduzir o número de evasão de profissionais que realizam sua inscrição, mas não comparecem a atividade. Os dados para a transferência são: Hospital de Câncer de MT, pix pelo CNPJ: 24.672.792/0001-09; pelo Sicredi – AG: 0810 / CC: 53703-7 e Banco do Brasil – AG: 0046-9 / CC: 113169-9.
Confira a programação completa do curso:
AULA 1 – INTRODUÇÃO À NEUROCIÊNCIA APLICADA A ARQUITETURA
1.1 O que é neurociência
1.2 O cérebro
1.3 Biologia do comportamento
1.4 Neurotransmissores e hormônios
1.5 Memória e Experiência
1.6 A relação entre o ambiente construído e o usuário
AULA 2 – PROCESSO NEUROCRIATIVO
2.1 Dimensões humanas – percepção sensorial
2.2 Aspectos comportamentais e cognitivos
2.3 Arquétipo e Persona
2.4 Jornada emocional
AULA 3 – NEURODESIGN
3.1 Interpretações do espaço: conceito, método e teoria
3.2 Ferramentas projetuais cognitivas:
Blindsith / Proxêmica / Framing / Priming / Nudging / Wayfinding / Qualia / Savoring
3.3 Linhas construtivas
3.4 Composição espacial
AULA 4 – PERCEPÇÃO AMBIENTAL E MODULAÇÃO DE COMPORTAMENTOS
4.1 Pessoas e espaço: environmental probabilism e possibilism / behavior setting / affordance
4.2 Biofilia
4.3 Introdução à neuroiluminação
4.4 Impacto das cores e a relação pessoa-ambiente
4.5 Debates sobre o tema
Conheça o palestrante:
Arquiteto e Urbanista (1991) pela Universidade de Guarulhos/SP | Membro da Academy of Neuroscience for Architecture – ANFA | MBA em Varejo Online e Offline pela USP | Pós- Graduado em Neuroarquitetura pelo IPOG | Pós-graduado em Master em Arquitetura & Lighting pelo IPOG | Certificado em An Introduction to Consumer Neuroscience & Neuromarketing pela Copenhagen Business School – CBS | Certificado em Neurociências Aplicada a Ambientes e Criação pela FAAP | Lighting Designer / Visual Merchandising e Especialização em Cores, todas pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo | Negociações de Sucesso: estratégias e habilidades essenciais pela University of Michigan | Certificado em Neuromarketing pelo IBN – Instituto Brasileiro de Neuromarketing e Neuroeconomia | Pesquisador na área de Neuroconsumer | Atuou como professor de Arquitetura na UnG – Universidade de Guarulhos/SP pelo período de 1992 a 1998.
Atualmente é professor convidado de cursos de Pós-graduação nas áreas de Arquitetura Comercial, Neuroarquitetura e Design de Interiores do IPOG – Instituto de Graduação e Pós-graduação com abrangência nacional | Professor convidado do IED – Instituto Europeo di Design no curso Design Estratégico de Varejo | Professor convidado em curso de Pós-graduação do Instituto Navigare em Projeto Arquitetônico de Ambientes Gourmet e Espaços Gastronômicos | Diretor Acadêmico do RDI – Retail Design Institute | Gestor de Pesquisas do CBC – Comitê Brasileiro de Cores e CECAL – Centro de Estudo de Cores para a América Latina | Membro do Comitê de Arquitetos e Designers da ForMóbile | Founder da FGASPAR Arquitetura, sediada em São Paulo/SP desde 1992, especializada em design estratégico de varejo e fast planning, consolidada no segmento de projetos e execução de obras rápidas. Há 34 anos no mercado de Retail Design, tem em seu portfólio mais de 558 projetos e obras executadas para importantes marcas brasileiras. Com longa experiência, oferece uma visão única do processo de planejamento de loja com emprego de técnicas neurais | Detentor do prêmio Design de Loja pela Alshop em 2016 | Consultor e Palestrante | Atualmente desenvolvendo livro na esfera de produção de conteúdo na área de Arquitetura Comercial / Retail Design.
Serviço:
Curso Online de Neurociência aplicada a arquitetura
Data: 19 a 22 de setembro
Horário: 18h30 às 21h50 (horário de Cuiabá)
Juliana Kobayashi, Comunicação CAU/MT
Bom dia
Curso é presencial? Ou online?
Prezado,
Boa tarde.
O curso será realizado de forma online.
Att.
Profissional da Bahia (professor universitário da UFBA) poderia fazer o curso?
Prezada Carolina,
Boa tarde.
Esse curso é exclusivo para profissionais com registro ativo no Mato Grosso. Em breve deveremos abrir as inscrições para um curso de RRT que permitiremos a inscrição de profissionais de outros estados.
Seguimos a disposição.
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
*
*
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.