As startups que integram o ecossistema da UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto vão estar fortemente representadas na edição deste ano da Web Summit, que decorre entre os dias 13 e 15 de novembro, em Lisboa.
Depois de uma participação bastante frutuosa na edição de 2022, a UPTEC volta a marcar presença na maior conferência do mundo em tecnologias e inovação, pela mão de 13 empresas que prometem divulgar e dar passos seguros no desenvolvimento e promoção das suas soluções.
Na edição 2023 da Web Summit, estarão presentes a Airport.ai, a Ethiack, a Extractum.io, a Qubitz, a Plantz, a Connected, a Intuitivo, a Infinite Foundry, a Hortee, a Agit, a AgroGrIN Tech, a Papayya e a Windcredible.
Deste lote de empresas, a Agit, a AgroGrIn Tech, a Ethiack, a Hortee, a Papayya e a Windcredible foram selecionadas através do Road 2 Web Summit, uma iniciativa conjunta da Startup Portugal e Web Summit de seleção das melhores jovens startups para representar Portugal no maior evento tecnológico do mundo.
Airport AI é uma empresa de Inteligência Artificial aplicada à indústria de turismo aéreo. Desenvolve uma plataforma que permite aos aeroportos comunicar mais eficientemente com os passageiros no seu website, aplicação móvel e aplicações de “messaging”. Trabalham com mais de 25 aeroportos em todo o mundo, incluindo os aeroportos de Frankfurt, Gatwick e Sydney.
Ethiack é uma plataforma SaaS de cibersegurança que ajuda organizações a prevenir os ciberataques e otimizar custos e recursos, através de hacking ético autónomo. A plataforma combina automação, hackers éticos e inteligência artificial para fornecer testes de segurança contínuos, instantâneos e com 99% de precisão, o que permite às equipas de segurança gerir a sua superfície de ataque externa e identificar e mitigar vulnerabilidades de forma rápida e eficiente.
Extractum.io é uma solução SaaS de gestão de dados com uma interface do usuário baseada na web que permite importar dados brutos não estruturados de qualquer conjunto de dados, como arquivos simples e APIs de serviços de terceiros diretamente para um banco de dados relacional, transformando quaisquer dados de arquivos e serviços da Web num banco de dados estruturado. A solução agiliza os dados automaticamente, fornecendo um conjunto de informações prontas a utilizar em segundos.
Qubitz é uma startup tecnológica que combina os domínios da blockchain e da inteligência artificial para criar soluções inovadoras, que alavanquem tecnologias avançadas para alimentar o crescimento sustentável e melhorar a qualidade de vida em vários setores, e tem no TIKITWORLD, o seu principal produto, que pretende revolucionar o ecossistema de venda de bilhetes para eventos através de uma maior transparência e eficiência.
Plantz foi criada para inspirar as pessoas a avançar em direção a uma alimentação mais saudável e sustentável. A spin-off da FEUP é uma fabricante de refeições prontas, chef-to-consumer, estritamente baseada em plantas, que utilizamos a tecnologia da ultracongelação para preservar a boa textura e os nutrientes de cada refeição, numa alimentação plant-based saborosa, fácil e conveniente.
Connected é uma startup do setor espacial criada para se dedicar ao desenvolvimento de soluções de conectividade IoT em zonas remotas. A empresa tem como propósito conectar a humanidade de forma acessível, promovendo uma nova geração de modelos de negócio baseados em IoT, eliminando as limitações de rede em zonas remotas. Para alcançar esta visão a CONNECTED pretende desenvolver uma nova constelação de satélites capaz de fornecer conectividade standard, global, acessível, descomplicada e de baixa largura de banda, otimizada para soluções de baixo-custo e baixa-potência.
Intuitivo é uma startup de ed-tech que tem como missão assistir as instituições de ensino na sua transformação digital, aumentar a produtividade dos professores e melhorar a experiência dos alunos. A startup criou uma plataforma digital inovadora que é utilizada por professores, escolas e outras instituições para facilitar e melhorar o processo de avaliação de alunos.
Infinite Foundry é uma plataforma de metaverso industrial que traz para o mercado a tecnologia de controlo de operações mais precisa baseada em 3D. Consiste no gémeo digital 3D da área de interesse, que é uma combinação entre dados em tempo real de múltiplas fontes de dados (controladores, câmaras, sensores, etc.) com o modelo 3D preciso da área de interesse de modo a replicar virtualmente e em tempo real o que está a acontecer.
Hortee cria experiências de compra e venda de alimentos frescos, ligando produtores de alimentos locais e consumidores conscientes a empresas e cidades sustentáveis. Traz o campo de volta à cidade, oferecendo uma gama de ferramentas e benefícios para cidades e empresas que procuram tornar-se mais sustentáveis e melhorar a sua comunidade. Com um marketplace para comprar e vender cabazes de alimentos frescos, visitas a quintas e workshops de sustentabilidade, a Hortee é a forma de melhorar a sua saúde, o seu negócio e o nosso planeta.
Agit desenvolveu uma tecnologia que reconhece exercício físico em tempo real usando a câmara do telemóvel. Ao contrário de outras apps, a AGIT app consegue perceber e validar exercício físico enquanto o utilizador treina, dando-lhe feedback mais personalizado. Em cima disto, possibilita experiência de treino em comunidade, partilha social e competições mais autênticas.
AgroGrIn Tech desenvolveu uma tecnologia verde patenteada que permite a extração de enzimas e/ ou vitaminas desde resíduos de frutas e vegetais com elevado grau de purificação. Esta tecnologia está aliada a um processo de transformação que permite a total reutilização dos resíduos (Resíduo Zero) identificados em novos produtos alimentares e ingredientes com valor para a indústria alimentar, nutrêutica e cosmética.
Papayya é um serviço online de Personal Trainer que oferece treinos personalizados ao vivo com treinadores qualificados – em qualquer lugar, a qualquer hora. As sessões podem ser em português, inglês ou espanhol. Os treinadores certificados fornecerão feedback em tempo real e técnicas corretas de exercícios durante as sessões para garantir que os clientes aproveitem ao máximo cada treino.
Windcredible está focada no desenvolvimento e produção de turbinas eólicas de eixo vertical (VAWTS), uma tecnologia de energia renovável que gera eletricidade a partir do vento. O design patenteado tem várias vantagens em relação às turbinas eólicas tradicionais, incluindo a sua capacidade de gerar eletricidade de forma eficiente, a sua compatibilidade com ambientes urbanos e a sua adequação para integração em redes inteligentes. Uma vantagem chave é a sua capacidade de gerar eletricidade de forma eficiente, com baixos custos operacionais e requisitos de manutenção mínimos.
Para além destas 13 startups incubadas na UPTEC, muitas outras estão presentes no certame com o objetivo de aprofundar ligações ao sistema empresarial.
Uma das oportunidades será dinamizada pela Câmara Municipal do Porto, que organiza o Porto@Web Summit, um “Get Together” que pretende unir os empreendedores portuenses no Stand Porto.
A sessão terá ligar às 16h00 do dia 15 de novembro, no Pavilhão 1 – Booth E169, com direito a um Porto de Honra.
O noticias.up.pt é o portal noticioso da Universidade do Porto. Na sua raiz, pretende informar sobre os diferentes aspetos da(s) realidade(s) em que a Universidade se insere, funcionando como “ponte” de comunicação” da academia com os seus membros e a comunidade em geral.
2024 © Universidade do Porto – Todos os direitos reservados