DriveWeb

Google lança site de design de chips – SempreUpdate

Todos os dispositivos que nós mais usamos no nosso dia a dia, como o smartphone, por exemplo, precisam de um chip, a estrutura que o move. Muitos desenvolvedores passam muito tempo desenvolvendo atualizações para os mais diversos chips disponíveis no mercado. Mas, já pensou se você pudesse desenvolver seu próprio chip? Pois bem, o Google acaba de lançar um site de design de chips. Com o título: “Construa seu próprio silício”, a empresa pretende te ajudar nessa tarefa.
O site foi lançado na última quarta-feira, pela equipe do Google Hardware. O site é voltado para desenvolvedores. Ao abrir o site, você visualiza: “Construa seu próprio silício”, o que significa que você pode construir seus próprios chips diretamente. Abaixo você confere uma captura de tela da tela inicial desse novo site do Google.
O Google, tem ajudado pequenos projetos de código aberto com pesquisa e desenvolvimento de chips. Entre eles, em novembro de 2020, para promover melhor a fabricação de chips, o Google cooperou com a fundição SkyWater Technology para patrocinar o Open MPW Shuttle Program, um projeto de fita de chip de código aberto, para fornecer um kit de design de processo de código totalmente aberto (PDK ).
Com base no Open MPW Shuttle Program, qualquer pessoa pode enviar um projeto de circuito integrado de código aberto, e o Google fabricará chips para ele gratuitamente, aproveitando o PDK de código aberto e outras ferramentas EDA de código aberto.
O atual Open MPW Shuttle Program recebeu submissões de chips Microwatt OpenPOWER de 64 bits para chips RISC-V para aceleradores Sudoku, implementações de hardware de vários jogos, geradores SRAM/ReRAM e outros pequenos ASICs.
Além disso, a introdução de PDKs de código aberto e fabricáveis ??também mudou o status quo na indústria de design de chips de “silício” personalizado e na academia, atualmente: os designers agora podem iniciar seus projetos sem NDAs e restrições de uso; os pesquisadores são capazes de tornar suas pesquisas repetíveis por seus pares e; ferramentas EDA de código aberto podem ser profundamente integradas ao processo de fabricação.
Além do site aberto, o Google construiu uma comunidade de mais de 3.000 membros com a indústria, de acordo com uma postagem no blog do Google, onde designers de hardware e desenvolvedores de software podem contribuir para o avanço do design de silício aberto à sua maneira, tornando uma contribuição, lembra o CSDNNews.
Via: CSDNNews
Entre com seus dados!



source