DriveWeb

Design Thinking e Marketing Digital como aliados estratégicos de microempreendedores | Design e Tecnologia – UFRGS

Cenários complexos e, muitas vezes, imprevisíveis originam uma preocupante atmosfera para muitos microempreendedores que se encontram despreparados para criar estratégias inovadoras de negócios na disputada busca pela sobrevivência no mercado. A crise econômica mundial provocada pela pandemia do novocoronavírus é um exemplo desses cenários e impactou a muitos negócios, levando-os à necessidade de transformação digital, especialmente por conta do distanciamento social. Extrapolando o universo microempreendedor, não é de hoje que a complexidade afeta os negócios. Apesar da acessível propagação de ferramentas de apoio e de possibilidades de suporte técnico a módicos investimentos, a transformação digital ainda não é considerada trivial na inovação de negócios. Hoje é um vírus de alta transmissão, amanhã alguma nova conjuntura que clama por inovações e soluções estratégicas em negócios. Neste sentido, o presente estudo objetivou a proposição de uma ferramenta gerencial de autoavaliação do nível de desenvolvimento de negócios no mercado online, tanto para estabelecidos quanto para iniciantes. A ferramenta gerencial se embasou na conjugação dos conceitos de Design Thinking e de Marketing Digital, uma vez que o primeiro emprega uma metodologia sistêmica para promover estratégias inovadoras e o segundo amplifica a proposição dessas estratégias e possibilita que os empreendedores foquem suas ações neste mercado online de vasto alcance. A partir de levantamento de referencial teórico, entrevistas com microempreendedores e seguindo as etapas de exploração, criação e reflexão do Design Thinking, foi possível identificar práticas-chave a serem avaliadas. As principais contribuições do presente estudo são, portanto, a organização dessas práticas em requisitos estratégicos norteadores na transformação digital, como contribuição acadêmica da pesquisa; e o desenvolvimento e a distribuição da ferramenta gerencial de autoavaliação, como a contribuição prática.
Programa de Pós-Graduação em Design, Departamento de Design e Exp. Gráfica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil
Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Engenharia de Produção (PMPEP), Departamento de Engenharia de Produção e Transportes. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons por Atribuição (CC-BY 3.0)
CAPES periódicos DOAJLatindex Diadorim Sumários.org   ResearchBib
ERIHPLUS

source