O mundo do web design está sempre em movimento. Como dono de um negócio ou designer digital, é essencial manter-se atualizado sobre tudo que aconteceu ou acontece na área atualmente. Para te ajudar, vamos recapitular algumas das maiores tendências de web design de 2022, que continuarão a transformar o mercado.
O metaverso pode ser definido como uma realidade digital que mistura aspectos de mídia social, jogos online, realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR).
O conceito não é novo. Em 1992, o termo foi cunhado por Neal Stephenson, autor do livro Snow Crash. Na publicação, há um enorme mundo virtual onde os usuários são representados por avatares e podiam interagir. A popularidade do assunto em 2022 pode ser explicada pelo fato de que só agora a tecnologia evoluiu a ponto de conseguir acompanhar a ideia.
Não há um consenso sobre como o metaverso funcionará no futuro, até porque ele ainda está em fase de construção, mas muitos especialistas em tecnologia concordam que o metaverso é uma vasta rede, que por meio de avatares, os indivíduos poderão interagir socialmente, investir em moedas, trabalhar e viajar em realidade virtual.
A Meta é uma das empresas que apostou pesado no metaverso com Horizon Worlds. Para utilizar a plataforma porém, ainda é necessário óculos e fones especiais, mas na conferência anual da empresa em outubro de 2022, foi anunciado que sua versão web será lançada em breve.
Já a aposta da Microsoft para o metaverso chama-se Microsoft Mesh, uma plataforma de realidade mista que pode ser vista por algumas pessoas como uma evolução do Microsoft Teams. Um dos principais recursos é a Holoportação, que faz com que seus usuários possam projetar seus avatares holográficos para outras pessoas.
Além da Meta, a Adobe também está investindo no metaverso na tecnologia e oferecendo parcerias para ajudar empresas e pessoas a se adaptarem às novas estéticas que surgem a partir desses espaços virtuais.
As cores dopamina começaram fazendo sucesso na moda e depois pularam para nossas telas. A dopamina é um dos neurotransmissores chamados de hormônio da felicidade, responsável por regular as emoções, a atenção e a energia. A tendência é baseada na teoria de que as cores vibrantes instigam emoções positivas.
A preferência dos designers por paletas de cores brilhantes, ousadas e vivas faz sentido, já que tons assim ajudam a levantar o ânimo. O ressurgimento da psicodelia também foi inspiração para degradês e os o arco-íris de cores que transformaram os websites. Além disso, cores fortes ajudam a chamar a atenção dos usuários para sua marca.
Uma das empresas que apostou nessa paleta de cores é a Betway. Em sua página de jogos ao vivo trouxe esquemas de cores exclusivos para 9 Pots of Gold ou Live Mega Wheel, algo bastante incomum para um cassino online que tende a usar cores clássicas como preto e vermelho ou elementos ligados a roleta ou blackjack.
A Seda é mais uma das empresas que optou pela paleta de cores dopamina em seu site. É possível perceber também que as modelos nas fotos com os produtos da empresa seguem a moda dopamina.
Exemplos de web design que usam cores dopamina, por Lapa Ninja
Outro exemplo é a Adobe que, além de usar cores vibrantes e tons neon, ainda mostra uma pequena animação logo que o usuário entra no site lembrando bastante o visual psicodélico dos anos 60 e 70.
Sites com elementos 3D interativos estão cada vez mais populares hoje em dia principalmente quando falamos em comércio eletrônico. Há pesquisas que mostram que as pessoas sentem mais confiança em um produto quando conseguem interagir com suas imagens.
Imobiliárias que usam esse tipo de design também se destacam da concorrência, já que é possível ter uma visão de 360º graus das propriedades mostrando cada detalhe delas.
A Gucci, famosa grife italiana, conta com um site que usa esse recurso para exibir seus produtos de alto luxo. Outra marca que faz bom uso desses elementos em seu site é a produtora digital neozelandesa Resn.
Apesar de tudo isso, profissionais da área alertam que o excesso de elementos interativos em 3D pode incomodar alguns visitantes, então o ideal é adicionar estes recurso somente onde for realmente necessário. Outra dica é evitar a criação de páginas inteiras em 3D.
Sites one page são minimalistas por terem apenas uma página. A navegação é bem simples, os visitantes conseguem ter acesso a todas as informações e conteúdo através da rolagem de uma única página.
A sensação é a de estar lendo um pôster ou um panfleto porque as informações estão concentradas em um só lugar.
Esse tipo de design é uma boa opção para os que procuram presença digital com informações leves. Exemplos dessa tendência são sites como o da Shoma Bazaar e o do designer Marco Rosella.
Todas essas tendências estão mudando o campo do design gráfico. Antigamente, as criações eram quase todas estáticas, mas com o mundo cada vez mais online e em direção a realidade virtual, haverá uma demanda crescente por profissionais que ajudem as empresas a criar experiências imersivas e envolventes. Tanto os avatares quanto os espaços virtuais desse universo virtual 3D são criados dentro do campo do web design, e com o interesse das empresas, o metaverso em alta e as novas tecnologias emergentes, as oportunidades de trabalho só aumentam.