Como criar um site? | Dicas e Plataformas – Canaltech

Por Guilherme Haas | Editado por Douglas Ciriaco | 03 de Agosto de 2023 às 09h10
Link copiado!
Diversas ferramentas e plataformas podem ser utilizadas para criar um site — seja blog pessoal, e-commerce, plataforma de cursos e vídeos ou canal de notícias. Os recursos disponíveis facilitam a construção do seu portal na internet de acordo com seus objetivos pessoais ou profissionais.
As etapas de elaboração de um site envolvem planejamento, registro de domínio, escolha de uma plataforma de desenvolvimento e de um serviço de hospedagem, criação de um design de interface, publicação de conteúdos e otimização para mecanismos de busca.
A primeira etapa na construção de um site é a definição de um planejamento. É preciso traçar objetivos e determinar quem é o seu público-alvo. Nesse aspecto, um estudo de perfis (ou persona) pode ajudar a entender como você pode alcançar o seu público.
O passo seguinte é escolher um nome para o seu blog, e-commerce ou canal de notícias e fazer o registro do seu domínio. O domínio nada mais é do que a licença de uso de um endereço na internet, formado pelo nome do site acompanhando de uma extensão — que pode ser .com, .com.br, .net, .org, .edu ou outra combinação adequada à natureza do negócio.
Nessa etapa, você já pode analisar as opções de hospedagem de sites disponíveis no mercado. Isso porque diversos provedores oferecem domínio grátis como um benefício para atrair os clientes.
Os serviços de hospedagem são essenciais para armazenar o site e torná-lo acessível ininterruptamente pela internet.
Hoje em dia, não é mais preciso ter conhecimento em linguagens de programação para criar um site. Esse serviço é oferecido por diversas plataformas online através de templates (modelos) customizáveis e ferramentas intuitivas de design. Com elas, é possível personalizar a sua página com o simples arrastar de blocos e adição de elementos em uma interface fácil de usar.
Muitas dessas plataformas oferecem ainda soluções integradas para gerenciar anúncios, otimizar conteúdos para mecanismos de busca (SEO), consultar mapa de calor e ver quais são as páginas mais acessadas através de análises e boletins.
Entre os tipos de sites que você consegue construir com esses serviços estão:
Abaixo, você pode conferir algumas das plataformas online de criação de sites mais populares do mercado e para quais formatos e finalidades elas são ­mais indicadas, com base nos templates disponíveis. Considere que muitos recursos podem ser editados e reaproveitados de acordo com seu objetivo.
Em geral, essas plataformas oferecem ferramentas básicas de construção de site gratuitamente — com recursos extras através de planos pagos.
Ao escolher um serviço de criação de site, você deve seguir alguns passos gerais para configurar e personalizar a sua página:
A composição dos elementos e a estruturação das áreas do seu site podem ser moldadas conforme a sua criatividade. Não há limites na construção das páginas com essas plataformas, e você pode combinar uma variedade de recursos e funções de acordo com os objetivos traçados.
Para obter bons resultados com seu blog, portfólio, portal ou loja online é importante seguir algumas boas práticas que facilitem a navegação e tornem a visita ao seu site uma experiência agradável.
Entre as dicas para criar um site, pode-se destacar:
A dica de ouro é pensar sempre na experiência do usuário (UX): escute feedbacks, peça a opinião de colegas e realize testes sempre que possível para o aperfeiçoamento contínuo do seu site.
Veja também quais são as melhores plataformas gratuitas para você criar seu blog.
Ao contratar uma hospedagem de 12 meses ou mais com a Hostinger, você ganha domínio grátis por um ano (incluindo domínios .com, .com.br, entre outros) e mais 10% de desconto no plano de hospedagem com o cupom CANALTECH. Clique aqui e aproveite a oferta!

source