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O mercado consumidor de games nos Estados Unidos superou o da indústria do cinema em Hollywood há mais de cinco anos. E isso tem se refletido globalmente no crescimento das oportunidades de carreira no segmento. No Brasil, um profissional com formação em marketing pode ganhar até R$ 18 mil atuando como uma espécie de supervisor de produtos — um posto padrão em empresas de mercados tradicionais — porém, focado no universo dos jogos eletrônicos. E as oportunidades desse ramo do entretenimento, ao contrário da imagem comum, não são restritas à área de tecnologia, segundo uma análise da Page Personnel, consultoria especializada no recrutamento de profissionais técnicos e de suporte à gestão.
“O mercado de games se profissionalizou no Brasil nos últimos anos. É uma característica comum do setor reunir empresas de cultura organizacional flexível, ambiente jovem e conectado à cultura dos jogos e equipes multidisciplinares. Hoje, podemos dizer que o mercado de games cresce em um cenário próspero e estável para o desenvolvimento profissional. Vale a pena destacar que o segmento de games está na contramão do mercado brasileiro. Ou seja, cresce representativamente mês a mês, enquanto muitas indústrias tradicionais sofrem com restrições de mercado”, afirma Ricardo Haag, diretor da Page Personnel.
Para se ter uma ideia da expansão desse mercado, a Page Personnel tem registrado sucessivas altas de procura por profissionais desse segmento, que saltou de 23% em 2013 para 61% em 2016.
Segundo a consultoria, a ideia de trabalhar para a indústria de games ainda gera dúvidas para muitas pessoas, sobretudo comparando a possibilidade de construção de carreira em relação a multinacionais ou mercados consolidados. Por exemplo, um profissional de games pode ganhar tão bem quanto alguém que ocupe um cargo similar no mundo corporativo? “Sim, sem dúvida. A indústria de games é muito competitiva em termos de salários e benefícios. É plenamente possível ser bem-sucedido financeiramente neste setor”, analisa Haag.
A Page Personnel listou seis cargos que estão em alta na indústria de games e podem ser preenchidos por profissionais de diferentes formações. Confira:
1 – Desenvolvedor Mobile
O que faz: Atua com desenvolvimento de unity (são os motores para criação de jogos), trabalhando em conjunto com a equipe de desenvolvimento back-end (o time responsável pelo painel administrativo do produto) para entrega do melhor formato possível.
Perfil da vaga: Experiência prévia na programação em unity, linguagens mobile e plataformas como IoS (Apple) e Android (Google).
Formação: Tecnologia da informação ou áreas afins.
Salário: R$ 10 mil a R$ 15 mil
Motivo para alta em 2017: Por ser o principal meio de comunicação com o público em geral, e games em massa. Competências direcionadas a mobile tem aumentado vertiginosamente nos últimos quatro anos.
2 – Desenvolvedor Web
O que faz: Atua em parceria com designers e engenheiros de softwares, para criar novos jogos e desenvolver novos conceitos para produtos já existentes.
Perfil da vaga: Experiência em programação de web como SOAP (Protocolo Simples de Acesso a Objetos) e REST (Transparência de Estado Representacional) além de linguagens de programação front-end (responsável por projetar a interface com a web), como Jquary e Java Script. Conhecimento em UI (Experiência de Usuário) é um diferencial.
Formação: Ciências da computação ou áreas afins.
Salário: R$ 8 mil a R$ 15 mil
Motivo para alta em 2017: Indiferentemente da plataforma de uso do game ser mobile ou fixa, a utilização de mecanismos via web é inegociável. Portanto, é um aumento por consequência do crescimento desse mercado.
3 – Product Owner (supervisor de produtos)
O que faz: Responsável pela análise de mercado e novas tecnologias com foco em criação e melhoria de games. Terá a responsabilidade de coordenar equipes multidisciplinares, como game designers, desenvolvedores e promover a interface com a área de marketing.
Perfil da vaga: Experiência com análise e pesquisa de mercado (benchmark), posicionamento estratégico de jogos, elaboração de objetivos e prioridades para a equipe multifuncional. Conhecimento técnico da área de tecnologia é um diferencial para a posição.
Formação: Tecnologia da informação ou áreas de marketing.
Salário: R$ 12 mil a R$ 18 mil
Motivo para alta em 2017: Esse perfil aumenta devido a demanda de mercado. Com maior volume de Games, maior é a necessidade por esses profissionais.
4 – Sports Brand Manager
O que faz: Desenha estratégias de marketing para atrair jogadores, avalia o crescimento do mercado, estabelece e utiliza KPIs (os chamados indicadores-chave de performance, usados para medir o desempenho de produtos e serviços).
Perfil da vaga: O candidato precisa saber fazer análises de resultados, ser um excelente comunicador para gerir um time, ter resiliência para resolver problemas e falar inglês fluentemente.
Formação: Marketing e demais áreas (o perfil é mais importante do que a formação).
Salário: R$ 6 mil a R$ 12 mil
Motivo para alta em 2017: Maior interesse por parte dos jogadores em games esportivos.
5 – Graphic/Web Designer
O que faz: Responsável pela criação do padrão visual da marca dentro dos games, além de otimizar a experiência dos jogadores no site com a criação de um layout clean (“limpo” e agradável para a experiência do usuário).
Perfil da vaga: O candidato necessita ter alta capacidade artística aliada à organização e trabalho em equipe, e obviamente, bons conhecimentos sobre a cultura de jogos digitais.
Formação: Designer gráfico e web designer.
Salário: R$ 4 mil a R$ 8 mil
Motivo para alta em 2017: Crescimento do mercado de games online via internet.
6 – Instrutor de Games
O que faz: Ministra aulas sobre games específicos, capacitando os alunos e transformando-os em top jogadores (são os “atletas digitais” que vencem prêmios e são referência para outros jogadores menos experientes).
Perfil da vaga: O candidato precisa ter bastante conhecimento técnico e ser reconhecido como um ótimo jogador, além de apresentar boa comunicação e principalmente: ótima capacidade didática para, literalmente, dar aulas/treinamentos para outros jogadores.
Formação: Nível superior.
Salário: R$ 2 mil a R$ 4 mil
Motivo para alta em 2017: A monetização de games online incentiva os jogadores a praticarem suas habilidades em busca de um padrão mais alto de aproveitamento, para conquistar novos e melhores resultados. Por isso o instrutor de games é uma espécie de (professor/treinador), responsável por melhorar o nível dos jogadores.
Dicas para ingressar no mercado de games
Além da paixão por jogos, existem características fundamentais para quem deseja seguir uma carreira neste segmento?
“Sem dúvida, a paixão por jogos é fundamental. Além disso, é importante o profissional apreciar um ambiente informal, porém bastante exigente. Geralmente as empresas desse setor são extremamente dinâmicas e competitivas. Paixão, comprometimento e alta performance são fundamentais para o sucesso”, diz Haag.
Existe alguma forma mais específica de montar um currículo/portfólio para quem deseja trabalhar com games?
“Um bom currículo deve descrever as principais realizações e o histórico profissional do candidato. Se o profissional que deseja uma boa posição no mercado de games é um legítimo “gamer” (fã dos personagens e da cultura geral deste universo) vale a pena destacar suas preferências/experiências com jogos, eventos, competições e até atividades recreativas no currículo.”, conclui o executivo.
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