DriveWeb

Bauducco: uma análise aprofundada do novo posicionamento e identidade visual – Update or Die!

Welcome, Login to your account.
Recover your password.
A password will be e-mailed to you.

Todos os elementos da identidade visual – logo, símbolo, cores, tipografia, grafismos, ilustrações e fotografia – foram meticulosamente avaliados e refinados.
A Bauducco, uma marca que se tornou sinônimo de tradição e qualidade no setor de panificação no Brasil, abriu um novo capítulo em sua história com a renovação mais significativa de seu posicionamento e identidade visual nas últimas três décadas. Esta metamorfose não só reflete uma evolução estratégica bem articulada, mas também uma resposta consciente às expectativas modernas dos consumidores.
A fundação deste novo capítulo foi estabelecida por uma estratégia de marca única, que viu todo o portfólio de produtos Bauducco, que cresceu expressivamente nos últimos anos, sendo organizado sob um eixo conceitual comum. Este alinhamento estratégico é um testemunho da visão da marca para manter a coerência, enquanto continua a expandir e diversificar sua oferta de produtos.
A jornada de renovação abrangeu uma revisão abrangente dos assets visuais para construir uma comunicação mais contemporânea e consistente. Todos os elementos da identidade visual – logo, símbolo, cores, tipografia, grafismos, ilustrações e fotografia – foram meticulosamente avaliados e refinados.
A arquitetura visual das embalagens também foi revista para criar um impacto mais robusto nas prateleiras. Este exercício melhorou a consistência visual, a navegação entre produtos e sabores, e valorizou o “appetite appeal”, permitindo que o produto “fale” por si mesmo.
Nutella 60 anos: novas embalagens em edição limitada
Fazendo Storyboards com IA
O grande destaque deste rebranding é o redesenho do logo, que agora ganha destaque e prestígio em todos os pontos de contato. Este redesenho foi o resultado de uma pesquisa profunda sobre tipografia italiana e um estudo detalhado do comportamento caligráfico de cada letra, culminando em um novo logo que enaltece o desenho icônico dos ramos de trigo emanando do “B”, e a espessura da base das letras que evoca indulgência.
O icônico “B” de Bauducco foi elevado, transformando-se em um símbolo forte e onipresente em todas as embalagens e comunicações. A cor amarela adotou um tom mais quente, evocando a imagem da massa fresca saindo do forno.
As imagens dos produtos foram cuidadosamente elaboradas através de uma fusão de ilustração 2D, 3D e fotografia, visando maior fidelidade ao produto real. Nos pães, foram estudadas as sugestões de consumo mais relevantes para o mercado brasileiro, enquanto nos biscoitos, as perspectivas ousadas foram exploradas junto ao movimento do chocolate, ressaltando seu apelo indulgente.
A direção fotográfica seguiu o conceito de “cozinha ateliê”, buscando refletir uma visão mais diversa e inclusiva dos valores familiares, um pilar estratégico da Bauducco. A cozinha contemporânea é retratada de forma aberta e iluminada, convidando os consumidores a interagirem e criarem novas receitas com os deliciosos produtos.
A nova identidade visual, com soluções simples e facilmente sistematizáveis, fortalece a estratégia monolítica da Bauducco e organiza seu vasto portfólio em uma arquitetura visual proprietária e estrategicamente relevante. Este exercício de rebranding não só revitalizou a estética da marca, mas também reforçou a posição da Bauducco como uma marca icônica no coração dos brasileiros.
Fundador, CEO e Editor-Chefe do Update or Die. Ex-Diretor de Criação Senior da McCann-Erickson, apaixonado por inovação, criatividade, referências e IA.
Como gerar imagens no Kittl AI
DALL-E 3 (da OpenAI), introduz edições localizadas
Orfeu Cafés celebra Niemeyer em incríveis embalagens e xícaras
Canva compra a Affinity para enfrentar a Adobe
Top 4 da Semana
Cannes Lions homenageia Jacques Séguéla, lenda da publicidade francesa
Empresas familiares: onde as marcas são um membro da família
Heineken Silver: parceria com a Marvel envolve 3 agências no projeto
“Catch The Coke”: Ogilvy Paris convida as pessoas a “capturarem” a icônica garrafa da marca
Autorais
Zona 2.0 – Eu não disse que seria fácil
Não saia da sua zona de conforto?
Para ver no teatro: “Let’s Play That, ou vamos brincar daquilo”
Baiana System em São Paulo
Filmes para assistir: Conduta de Risco
Kittl AI: biblioteca de imagens e histórico de prompts
Kittl Infinite Canvas. Além de ultrapassar o Canva, agora mais parecido com o Figma
Nike apresenta novos uniformes da Seleção Brasileira com escudo de volta ao centro das camisas
Wagner Brenner
Fundador, CEO e Editor
[email protected]
[email protected]
Update or Die! Você na sua melhor versão.

“Update or Die”, fundado por Wagner Brenner em 2006, é uma comunidade criativa de destaque no Brasil. Originalmente uma ferramenta para educar sobre o digital, transformou-se em um site referência para profissionais de marketing e publicidade, com cobertura de eventos como SXSW e Cannes. Comprometido com a inovação em publicidade, entretenimento e tecnologia, o “Update or Die” é um epicentro de criatividade e transformação digital.
This website uses cookies to improve your experience. We’ll assume you’re ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More
Welcome, Login to your account.
Recover your password.
A password will be e-mailed to you.

source