DriveWeb

Alagoano faz homenagem a clubes com projeto "Escudos do Brasil" – Globo.com

– Atualizado em
Por Maceió
Pensando na paixão do brasileiro pelo futebol, o web designer alagoano Tom Carvalho resolveu homenagear clubes das Séries A, B, C e D com o seu projeto “Escudos do Brasil”. Foram reunidos mais de 170 escudos dos times participantes do Brasileirão em 2016, e outras equipes tradicionais brasileiras.

A ideia surgiu quando Tom estava assistindo a um jogo do seu time de coração no Estádio Rei Pelé. O designer decidiu presentear o clube com uma arte criada por ele, para divulgar em grupos com outros torcedores. Como o trabalho teve uma boa recepção, ele resolveu fazer também o escudo de outros times alagoanos. Além de CSA, CRB e ASA, outros seis equipes de Alagoas foram homenageadas: Sete de Setembro, Ipanema, Coruripe, Comercial, CSE e Murici.

– Esse ano o meu time foi bem-sucedido no seu objetivo e, como designer, resolvi fazer uma homenagem para postar nos grupos fechados. O resultado foi muito bom, gerou muitos comentários, e eu percebi que isso realçou o orgulho que cada torcedor tinha pelo time. Então surgiu a ideia de fazer o mesmo para todos os times de Alagoas, para fortalecer esse sentimento.

O projeto começou em agosto, quando foi feita uma pesquisa sobre o escudo, as cores e a história dos times que seriam representados. O web designer levou em consideração as características de cada clube, para que o trabalho pudesse ser único. Além disso, também foram relembrados grandes ídolos dos clubes, como Joãozinho Paulista, do CRB, e Jacozinho, do CSA.

– A minha maior preocupação foi com a fidelização das cores dos times para a criação dos escudos. Todos os times de futebol possuem tonalidades definidas, o azul de um time não é igual ao do outro, ou o vermelho de um time é totalmente diferente do vermelho de outro, então cada escudo foi tratado com individualidade.

Entre os mais de 170 escudos, Tom disse que o mais difícil de ser representado foi o do Araguaia Atlético Clube, pois como o brasão é muito diferente dos padrões nacionais – tem um peixe bagre estampado – foi difícil encaixar no padrão visual criado por ele. E o que ele mais gostou de criar foi o do seu time de coração, o CSA.

O trabalho pode ser visto na página do designer em uma rede social. Para Tom, a repercussão tem sido surpreendente. Vários torcedores elogiam o seu projeto, usam como wallpapper de computadores e telefones. Tom também recebeu pedidos dos layouts em alta resolução, para que os modelos fossem reproduzidos como camisas e bandeiras.

– Alguns torcedores, principalmente dos times mais desconhecidos do grande público, estão me mandando mensagens emocionadas falando que é a primeira vez que estão vendo o escudo do seu time representado em uma homenagem ao lado de gigantes como Flamengo, São Paulo, entre outros. Mas o mais legal é a resposta dos próprios times. Muitos estão agradecendo através de suas redes sociais e compartilhando as imagens. Esse reconhecimento está sendo realmente muito gratificante.

Confira outros escudos de times alagoanos:

*Raissa Matias colaborou.

source