Cenários complexos e, muitas vezes, imprevisíveis originam uma preocupante atmosfera para muitos microempreendedores que se encontram despreparados para criar estratégias inovadoras de negócios na disputada busca pela sobrevivência no mercado. A crise econômica mundial provocada pela pandemia do novocoronavírus é um exemplo desses cenários e impactou a muitos negócios, levando-os à necessidade de transformação digital, especialmente por conta do distanciamento social. Extrapolando o universo microempreendedor, não é de hoje que a complexidade afeta os negócios. Apesar da acessível propagação de ferramentas de apoio e de possibilidades de suporte técnico a módicos investimentos, a transformação digital ainda não é considerada trivial na inovação de negócios. Hoje é um vírus de alta transmissão, amanhã alguma nova conjuntura que clama por inovações e soluções estratégicas em negócios. Neste sentido, o presente estudo objetivou a proposição de uma ferramenta gerencial de autoavaliação do nível de desenvolvimento de negócios no mercado online, tanto para estabelecidos quanto para iniciantes. A ferramenta gerencial se embasou na conjugação dos conceitos de Design Thinking e de Marketing Digital, uma vez que o primeiro emprega uma metodologia sistêmica para promover estratégias inovadoras e o segundo amplifica a proposição dessas estratégias e possibilita que os empreendedores foquem suas ações neste mercado online de vasto alcance. A partir de levantamento de referencial teórico, entrevistas com microempreendedores e seguindo as etapas de exploração, criação e reflexão do Design Thinking, foi possível identificar práticas-chave a serem avaliadas. As principais contribuições do presente estudo são, portanto, a organização dessas práticas em requisitos estratégicos norteadores na transformação digital, como contribuição acadêmica da pesquisa; e o desenvolvimento e a distribuição da ferramenta gerencial de autoavaliação, como a contribuição prática.
Programa de Pós-Graduação em Design, Departamento de Design e Exp. Gráfica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil
Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Engenharia de Produção (PMPEP), Departamento de Engenharia de Produção e Transportes. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons por Atribuição (CC-BY 3.0)