Nilton Kleina
via nexperts
Seja na hora de estudar em grupo, seja para organizar ideias de um projeto individual, fazer um mapa mental pode ajudar a economizar tempo, simplificar um trabalho muitas vezes complexo, unir ideias durante um brainstorm e permitir uma ideia geral de toda uma atividade.
Mapas mentais são estruturas visuais com formatos variados, dependendo da criatividade e necessidade, e podem ser compostos de caixas de texto, setas, formas geométricas, cores, imagens e desenhos, entre muitos outros recursos. Com eles, é possível montar diagramas, fluxos de conceito, esqueletos de textos e até fazer diagramas e gráficos que ajudem a tirar uma ideia do papel.
A boa notícia é que você não precisa de conhecimentos avançados para montar um mapa mental: vários serviços online oferecem totalmente de graça e com menus em português uma tela em branco e diversas ferramentas para se organizar. A seguir, listamos algumas dessas indicações.
EdrawMind
O mapa mental é uma ferramenta que pode ser útil em diferentes cenários, desde ideias profissionais, até organização de itens pessoais.
Você pode usar o mapa mental para anotar tópicos de eventos ou reuniões, estruturar projetos, estimular o brainstorming, melhorar a comunicação por meio de exemplos e fazer planejamentos.
É importante frisar que, além de opções de sites para fazer mapa mental, existem boas opções de softwares que permitem que o usuário desenvolva seus projetos mesmo quando não houver conexão com a internet.
Um bom exemplo é o EdrawMind, uma ferramenta completa de mapeamento de projetos, para instalar no Mac, Windows e Linux.
No EdrawMind, o usuário consegue fazer mapas mentais, diagramas, infográficos e até planta baixa, com a possibilidade de usar templates prontos ou criar algo do zero. Tudo em uma interface bem clara e simples de usar.
Mas se você preferir fazer tudo pelo navegador, pode conferir 6 opções de sites a seguir:
O Padlet é um mural colaborativo voltado para a criação de mapas mentais com uma série de formatos predefinidos. Em poucos minutos, pode-se estabelecer um mural ou linha do tempo ou usar a tela para criar a estrutura que desejar.
Algumas das opções do Padlet.Fonte: Padlet
Um dos diferenciais do Padlet está na quantidade de anexos possíveis: você pode subir imagens, vídeos, músicas, localizações e links para deixar o mural completo e multimídia.
O MindMeister é um serviço bastante consagrado em termos de mapas mentais para uso em educação, organização de afazeres e produtividade no trabalho.
MindMeister.Fonte: MindMeister.
Ele apresenta várias formas de organogramas, com alta personalização de fontes e cores — contando até com opções de layout prontas para quem não quiser começar um projeto do zero. Você pode compartilhar mapas mentais com outras pessoas para tarefas colaborativas e até transformar a criação em uma apresentação de slides que lembra o estilo do Prezi.
Especializado no uso educativo, o GoConqr permite a criação de fluxos de explicação e materiais para serem usados na apresentação de trabalhos ou para a produção de aulas, sendo igualmente útil para alunos e professores.
GoConqr.Fonte: GoConqr
O GoConqr também permite a adição de anotações, imagens ou links, além do compartilhamento com outras pessoas. O serviço tem uma interface otimizada para que você possa fazer a montagem do mapa mental até mesmo no smartphone.
O Canva talvez seja o nome mais badalado desta lista. A ferramenta está cada vez mais popular por oferecer uma série de designs e permitir criações que dão um ar mais profissional do que um simples PowerPoint.
Alguns modelos prontos do Canva.Fonte: Canva
O que poucos usuários sabem é que o Canva também oferece a opção de mapa mental, que mantém a mesma qualidade dos demais recursos. É possível criar um design em branco ou aproveitar os vários modelos prontos, já com esquema de cores e formas escolhidas para apenas preencher com texto e mudar como quiser.
Um pouco menos conhecido que os anteriores, o Diagrams.net é capaz de gerar fluxos com ar profissional depois de poucos minutos de configuração. O serviço oferece ferramentas bastante variadas, em uma interface que lembra a dos aplicativos da Google. Ele não tem versão em português, mas tem menus gráficos e fáceis de serem identificados.
O Diagrams.net.Fonte: Diagrams.net
Um dos benefícios do Diagrams.net é pode criar um arquivo de referência em um serviço de armazenamento na nuvem antes de iniciar o projeto. Desse modo, ele estará sempre armazenado em um lugar seguro e será salvo com frequência.
O Mindomo é outro serviço de mapas mentais com ferramentas bastante variadas para a criação de estruturas gráficas. Na versão gratuita, ele possibilita a criação de três mapas por perfil, com colaboração em tempo real.
O Mindomo.Fonte: Mindomo
Sua principal característica é a possibilidade de criar termos com hashtags (#) que agem como filtros, facilitando separar tarefas concluídas daquelas em andamento, por exemplo. Além da versão online, ele opera em aplicativos para desktop e dispositivos móveis.
Categorias
PUBLICIDADE
© COPYRIGHT 2024 – NO ZEBRA NETWORK S.A.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.