Portfolios – Quem trabalha na área de design, fotografia, tatuagem, arquitetura ou qualquer profissão relacionada a arte sabe que o portfolio é tão ou (muito) mais importante que a formação.
Um designer formado com um portfolio fraco terá bastante dificuldade em concorrer com outro que não tenha o diploma, mas ostente trabalhos legais. Por isso, invista todo o tempo necessário para criar o seu.
Mas e se você estiver começando, sem praticamente nada ainda para mostrar? Sem problemas. Invente!
Inventar não é mentir, é criar mesmo. Busque no Google por alguns exemplos de criações da sua área e refaça-os com a sua concepção de arte.
Óbvio, deixe claro que você não atendeu aqueles clientes, apenas recriou algo usando seu estilo.
Ou seja, não tem desculpa para não criar seu portfolio! Ou até tem, como criar portfolio na internet? Sem problemas!
Pensei nisso também e ao final do post você encontra dicas de onde criar o seu. Não perca tempo!
ArtWebRio
Este é um portfolio de um designer brasileiro. Exibe trabalhos de grandes clientes de uma forma muito bem organizada.
Brad Candullo
Este designer focou no uso de fundos com texturas de papel, etiquetas, etc. Também utilizou efeitos simples para expor seus trabalhos.
Contreforme.ch
Um site de navegação simples e intuitiva, como deve ser.
Egopop
Aqui se tem um belo exemplo de como usar efeitos no portfolio. Além de ter ficado excelente, não atrapalha em nada o principal que é mostrar os trabalhos.
Html5lab
Um ótimo exemplo de portfolio que utiliza da linguagem HTML 5, o que deixou o site bem rápido sem abrir mão de efeitos.
Janic Design
Para fechar a lista, esse portfolio em que o autor trabalhou com um design leve e deu destaque nas características de cada trabalho como softwares utilizados, linguagens, data, etc.
Keithar
Designer que preferiu não utilizar efeitos e exibir os trabalhos de forma tradicional.
Kinoz
Muito interessante, principalmente o fato do designer brincar com si mesmo quando se clica no tatu, urubu e no rosto dele, dando ao site uma interação com o visitante.
Kyle Bebeau
Por que não sair do padrão? Este portfolio usa navegação horizontal ao invés da tradicional. Um toque a mais de criatividade.
Lounge Lizard
Excelente design. Clique em portfolio e navegue sobre a mesa, literalmente.
Luke Larsen
Layout de um aquário temático em que o site inova ao rolar na horizontal.
Paolo Boccardi
Excelente portfolio de fotografia com navegação simples e design perfeito.
Pikaboo
Um dos melhores senão o melhor portfolio online. Além de um efeito simples, que é bonito e não atrapalha em nada, os trabalhos estão a frente de tudo, com o destaque devido. Vale visitar.
Ray Cheung
Navegação simples em um layout com efeitos legais que não atrapalham o conteúdo, que é o que realmente importa.
Web Leed Design
Clique em qualquer um dos botões do menu no topo do site e veja como as animações valorizaram o potfolio.
Muito bem, agora que você já viu exemplos legais de portfolios, mas não sabe onde pode criar o seu, aqui está! Os melhores sites para criar portfolios online.
Carbonmade
Este é um site especializado para artistas que queiram um portfolio grátis, mas que não precisem divulgar vídeo (não são permitidos). É muito simples e rápido, mas tem uma limitação de 35 imagens. Tem mais de 35 trabalhos? Este site não é para você.
Behance
O Behance é uma grande comunidade de artistas. Você pode fazer divulgação e também receber propostas de trabalho. O inconveniente é que antes de se cadastrar você precisa enviar uma arte para os administradores do site. Se eles não gostarem, sem chance. Capriche na escolha!
DeviantArt
O DeviantArt é um dos mais conhecidos sites de arte. Nele você pode criar um perfil e hospedar seus trabalhos de design ou compartilhar ícones, actions, etc para que as pessoas possam fazer download. O lado ruim é que o visual dele não é muito profissional, mas é de graça…
Facebook
Que tal usar o Facebook para hospedar seus trabalhos? Grandes agências já fazem isso. Um exemplo, a África, que simplesmente trocou seu site por uma página da maior rede social mundial. Se você já tem um perfil é só criar uma página. Para ter um endereço personalizado (facebook.com/nome-da-pagina) é preciso que ela seja curtida por no mínimo 25 pessoas (ao menos é assim até o momento que escrevo este post). Mas basta pedir uma ajuda aos amigos e resolver esse detalhe.
Webs
O Webs é um serviço gratuito de criação de sites, que pode ser adaptado para criar seu portfolio. Basta se cadastrar e seguir os passos apresentados na tela para concluir a criação do seu.
WordPress
OPÇÃO PAGA (domínio e hospedagem): Para terminar, se você puder, recomendo imensamente que compre um domínio com seu nome, ou da empresa que queira criar, e contrate um plano de hospedagem (existem opções de 15, 20 reais por mês) para poder instalar o WordPress e usar temas com visual profissional. Esta opção é a mais recomendada para que seu trabalho seja ainda mais valorizado.
É isso. E você, já criou ou está criando o seu portfolio? Deixe o link nos comentários e compartilhe com a gente.
Muito bom mesmo!
O seu endereço de e-mail não será publicado.
Curiosando © 2008 – 2024 | Todos os direitos reservados.