DriveWeb

10 cursos e profissões para quem gosta de internet – Mundo Educação

Jornalistas, publicitários, engenheiros e designers são algumas das profissões para quem gosta de estar conectado.
Algumas pessoas gostam tanto da internet e de tudo que ela proporciona que é impossível se imaginar estudando ou trabalhando sem estar conectado à rede. Pensando nisso, o Mundo Educação listou 10 cursos para quem gosta de internet. Confira!

Tópicos deste artigo

O curso de Audiovisual tem por finalidade a formação de profissionais com competências na operação, supervisão e gestão de tecnologias aplicadas à produção audiovisual em diversas mídias, como a internet. 
O profissional de audiovisual edita imagens, vídeos e peças de áudio (locuções, efeitos e trilhas sonoras e musicais) para a internet e demais meios de comunicação, realiza trabalhos de programação audiovisual, produz peças em multimídia e filmes para YouTube, streaming e televisão, roteiriza peças de áudio para podcasts, cria filmes de animação, documentários, entre outros.
O curso de Publicidade e Propaganda utiliza da criatividade e de técnicas de comunicação para divulgar produtos, serviços, ideias e marcas. Com o crescimento da internet como ferramenta de venda e propaganda, a graduação se expandiu consideravelmente para este segmento, como o marketing digital.
Atualmente, o publicitário precisa estar o tempo todo conectado para entender o seu público e estudar o mercado. Ele pode trabalhar na elaboração de estratégias de marketing digital e na criação de peças publicitárias de imagem, áudio e vídeo para a internet. 
Se engana quem acha que a carreira de quem faz Jornalismo está restrita às redações de jornais impressos e telejornais. Com o “boom” da internet e redes sociais, a grande maioria dos canais de comunicação, como jornais, revistas e emissoras de TV e rádio, está na internet por meio de sites e redes sociais.

Profissionais de Jornalismo são cada vez mais requisitados para atuar em portais de notícias e vídeos on-line, revistas eletrônicas, blogs profissionais, perfis de empresas e órgãos de comunicação em redes sociais e outros. É o chamado jornalismo digital.
O curso de Designer Gráfico trabalha na criação, no desenvolvimento e planejamento de layouts, cartazes, artes e afins para determinado segmento, instituição, empresa, seja o que for. Tanto o seu trabalho de curadoria e pesquisa quanto o de desenvolvimento são realizados principalmente pela internet. 
O designer gráfico pode se especializar em web design para a criação de sites e imagens para a internet. Quem se interessar por essa área precisa estudar a arquitetura da informação, programação, usabilidade e acessibilidade de um site.
O curso de Engenharia de Software está voltado para os aspectos práticos da produção de sistemas de computadores e é um “prato cheio” para quem curte estar sempre conectado à internet. 
Para realizar algumas atividades essências do trabalho do Engenheiro de Software, como o desenvolvimento e manutenção de programas, sejam eles para computadores pessoais, dispositivos móveis ou servidores, é preciso estar ligado à rede mundial de computadores, a nossa famosa “net”. 
Então, se você pretende desenhar e programar software, dominar diversas técnicas de computação, como linguagens de programação, base de dados, ferramentas, padrões, controle de qualidade, entre outros, vai sempre estar conectado a sua querida internet.

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

O curso de Ciência de Dados está em alta e agrada aqueles que gostam de trabalhar conectado à rede. A internet disponibiliza uma infinidade de dados sobre os mais diversos assuntos, e o mercado necessita de pessoas que coletam essas informações e saibam interpretá-las para determinado fim.
Os cientistas de dados podem trabalhar em empresas de marketing e comunicação, de tecnologia da informação, no mercado financeiro, em órgãos públicos e outros segmentos. Independente da área, a internet será a melhor amiga do profissional de Ciência de Dados.

Se a sua preferência pela internet está ligada a games e diversão, o curso de Tecnologia em Jogos Digitais tem tudo a ver com você. O curso ensina a criar jogos para computadores, videogames e, principalmente, celulares. O mercado de jogos para smartphones cresce a cada ano e carece de bons profissionais.
Há também a possibilidade além do mundo dos games, como jogos educacionais e simuladores de situações reais, como já acontecem em alguns programas de autoescola. Independente da área, o profissional de Jogos Digitais deve gostar de tecnologia e de trabalhar conectado à internet.
O curso de Redes de Computadores forma profissionais aptos a conceber, implementar, gerenciar e cuidar da manutenção de redes de servidores e computadores, ou seja, um trabalho que só é possível de ser executado com o uso da internet.
Além da internet, o tecnólogo em Redes de Computadores precisa gostar de estudar fundamentos de eletroeletrônica e normas e legislações ambientais, trabalhistas e de saúde e segurança do trabalho.
Quem pretende fazer o curso de Sistemas para Internet, como o próprio nome da graduação já diz, vai aprender a planejar, desenvolver e gerenciar diversos programas, aplicativos e interfaces para páginas na web, já que por trás de um site existe toda uma estrutura que permite o acesso às informações. 
A internet está totalmente interligada a este curso. Além de desenvolver e realizar manutenção em sites, quem estuda o curso de Tecnologia em Sistemas para a Internet também poderá administrar blogs, portais, lojas virtuais ou qualquer outro tipo de página eletrônica. 
O profissional em sistemas para internet é um dos responsáveis por manter um site acessível mesmo com um grande número de acessos. Ele precisará gerenciar as atividades, analisando o perfil dos seus usuários, controlando as atualizações e selecionando até os anúncios que serão veiculados nas páginas que controla.
O curso de Ciência da Computação também está diretamente ligado a internet. Isso se deve ao fato de basicamente todo o curso explorar bastante a rede mundial de computadores. 
Quem cursa Ciência da Computação acaba tendo que explorar bastante esse mundo virtual para ter conhecimento e realizar toda a linguagem de programação, já que a graduação ensina o universitário desde a fundamentação teórica que existe por trás das linguagens da programação até os sistemas mais complexos relacionados a processos de informação da web, como planejamento e implementações de determinados softwares dentre outros.
Veja também
10 profissões para trabalhar ao ar livre
6 cursos para quem gosta de redes sociais
8 cursos para quem gosta de ler
Ciência da Computação
Tecnologia em Mídias Digitais
Teoria de Resposta ao Item (TRI) no Enem
Veja como estudar sozinho para o Enem
O que estudar sobre Ciências da Natureza para o Enem
Saiba o que estudar sobre Ciências Humanas para o Enem
Aprenda a estudar para o Enem com provas anteriores do exame
Saiba quantas questões tem o Enem
Encontre seu vestibular
Pesquisa de faculdade
Guia de profissões
Exercícios
Enem
Bolsas
Profissões
Disciplinas
© 2024 Vestibular • Todos os direitos reservados
Siga nossas redes

source